JESUS É A EXELÊNCIA.

Meus queridos irmãos em Cristo: Segue assuntos de relevância em sala de aula.

Provérbios 11:12

12 - O que despreza o seu próximo é falto de sabedoria, mas o homem de entendimento se mantém calado.

Pois bem meus queridos, é muito bom que estudemos bastante mesmo, e que adquirimos muitos conhecimentos, mas isto não é tudo, Aliás, digo que pode até não ser nada. Sabem por quê? O conhecimento pode mudar sua existência em vias de opção, mas não o transformará para uma vida de essências.

Uma vida de essência começa no coração contrito ao Espírito Santo, pois só Ele tem o poder de fazê-lo estar ligado intimamente ao Senhor Jesus Cristo.

O conhecimento intelectual é bom, mas melhor é a sabedoria que vem do alto.

Tiago 3:17

17 - Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.

O conhecimento vem com a sua busca e se desenvolve com as faculdades da sua alma.

A sabedoria é a revelação do Espírito Santo ao seu espírito e o seu espírito a sua mente.

Daí então a grande necessidade de viver conforme a palavra de Deus estudando-a com muito afinco a fins de ser moldado pela palavra, ou seja, meditando sempre para que a mente seja renovada diariamente. Romanos 12:2

2 - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.Veja o que Jesus ensinou: Mateus 7:24

24 - Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.

Estas são as coisas que o Senhor Jesus ensinava e que os doutores e mestres não entendiam, os gregos na antiguidade eram um povo que buscava muitos conhecimentos, mas também não entendiam as palavras de simplicidade de nosso Mestre Amado Jesus Cristo. Claro, não entendiam porque eram guiados pela suas mentes, suas vontades e suas emoções, enquanto que a sabedoria que vem do alto é totalmente inerente ao espírito, sendo que a nossa comunhão com Deus é somente através de nosso espírito. Lembram o ensino de Cristo a mulher samaritana? João 4:24

24 - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

O fato é que não saber conjugar os verbos por falta de instrução, nois foi, nois veio, ou nois vorta entre outros, isto não desfará e nem desvalorizará as potencialidades do evangelho genuíno do Senhor Jesus Cristo e muito menos atrapalhará o crescimento da igreja, o que realmente atrapalha e muito é quando entra o orgulho no coração de que sabemos mais que os outros e aí os desprezamos. Lembro-me que quando era recém convertido eu era um caipirão da roça eu lia a bíblia enroscando tudo, mais um dia fui pregar o evangelho para uma pessoa que era um catedrático dentro da Universidade Federal de São Carlos e sua família e hoje para Glória de Jesus Cristo hoje ele é um Cristão. Ele era doutor eu não pelo contrário eu era um caipirão. Quando Jesus era menino estava no meio do doutores e os mesmos ficaram maravilhados com tama nho conhecimento, e Jesus era só um menino, não era doutor da lei, mas a sua submissão a disciplina do Pai o trazia grandes revelações, coisa que os doutores não o tinham. Vejam que dos Dez mandamentos que Moises escreveu nos dia de Jesus já eram seiscentos e treze. Que lamentável cegueira... Tiveram que criar mais seiscentos e três regras para solucionar problemas que o levavam cada dia mais distantes do nosso Deus. Hoje não é diferente em nossas igrejas, pois quando a coisas pega logo vamos aos advogados, e depois a oração, e olhe - lá quando vamos...

Mas, quando Jesus assumiu seu ministério Ele disse a estes doutores cheios do orgulho e cegueira, Vocês são como sepulcros caiados.

A bíblia diz que Pedro não era doutor, mas em sua pregação três mil almas aceitaram o mestre, e tem um detalhe para aqueles que se converteram naquele dia eram pessoas que a mensagem da cruz era realmente vergonha.

Conhecimento? Não! Sabedoria que vem do alto.

O que ficou fixado na história do sermão de Pedro, existência? Não! Mas, certamente a essência.

A existência pode ser inerente ao conhecimento ou vice e versa. Mas, entrelaçados mesmo é a sabedoria com a essência. Isto é inegável. Provérbios 1:7

7 - O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

Então meus queridos, o que vos quero dizer é que estudar é bom e se faz muito necessário, teologia é muito bom também, mas não é isto que fará de você um líder, um pregador, um professor, um pastor, um obreiro de sucesso. Não, não é. O que de fato fará toda diferença é quando você conhecer ao Senhor Jesus e tudo estar ao dispor Dele, ou seja, ele deve ser o primeiro em sua vida, aí sim, vai funcionar. Caso contrário tudo será fadado ao fracasso e ao esquecimento. Não existe obreiro de valor se a essência não for maior, ou seja, existência saudável só é possível com uma essência intensa, e isto só é possível quando há relacionamento com o Espírito Santo. Conhecer a bíblia é bom, melhor ainda é conhecer o Deus que ela ensina. Acima da bíblia(livro) é o Senhor Jesus Cristo e é ele que você deve conhecer. Quando digo conhecer não falo sobre suas histórias apenas, não, é conhecer de fato e de verdade.

Então amados estude muito, faça o seu melhor neste quesito, mas não esqueça da excelência maior que é adorar o seu Senhor acima de qualquer coisa nesta vida.

Pr. Paulo Samuel