Recomeçar

Relacionamentos as vezes se rompem, se transformam em outras coisas mais suaves, mudam de rumo completamente.

As vezes pensamos que temos nossas vidas planejadas, que aquela pessoa é a certa e não existe dúvida quanto à isso.

Colocamos nossas expectativas de vida em alicerces supostamente sólidos e como num passe de mágica somos surpreendidos por um novo caminho, um obstáculo intransponível que nos faz romper com um relacionamento até então longo e eterno!

Desde pequenos somos ensinados a acreditar que o amor é para sempre e que se não foi eterno é porque não foi de verdade. Por que somos levados a acreditar em tão cruel realidade? Que tipo de estrago isso pode causar na cabeça das pessoas quando elas terminam um relacionamento e se enxergam face a face com a solidão? Reaprender a ser solteiro(a), reaprender a viver sem aquela pessoa acompanhando teus passos e tua rotina.

Quando se tem a idéia de que somos pessoas "incompletas", a sensação de vazio depois de um fim de relacionamento pode chegar a doer fisicamente. Parece que tudo que é musica que toca na maldita rádio foi feita para você chorar tuas mágoas ou lembrar do que passou. Nenhum conselho decente chega aos teus ouvidos, você se sente perdido, com raiva ou frustrado dependendo do motivo do fim.

Mas com todas essas emoções confusas, é muito importante saber que você se basta, que você tem dentro de você o suficiente para viver bem e que uma nova pessoa na sua vida apenas irá somar, jamais completar. Se fosse assim todos sériamos da mesma forma para que se uma parte quebrasse a outra substituísse igualmente e o amor perderia todo o seu sentido, pois ele é belo em suas imperfeições.

Aprender a recomeçar não é apenas esquecer alguém e amar novamente. É reaprender a se colocar em primeiro lugar, a se respeitar antes de tudo e só depois de coração e mente saudáveis, se preparar para um novo sentimento, uma nova pessoa.

Estou passando por esta fase em minha vida.

Curiosamente, nos últimos 3 ou 4 anos eu não sei o que é terminar um relacionamento para ficar só. É sempre terminando um por ter outro em mente ou conhecendo alguém e partindo para namoros sem nem conhecer direito, simplesmente pelo fato de ter medo de me sentir só. Achar que eu não era o suficiente. Que minha família, meus amigos e meus livros não completariam meu vazio.

Hoje entendo que vazio é só uma sensação da falta de ter alguém.

Senti que esse medo não me faz bem, refleti e resolvi escrever à respeito.

Espero que se alguém tiver passando por uma situação de rompimento amoroso neste momento e souber que não é feliz com esta pessoa, saiba que sem ela você terá mais chances de ficar melhor. E não tente substitui-la o mais rápido possível ou você corre o risco de fazer uma escolha da qual se arrependerá.

A lição que eu tirei deste momento? Viva a sua vida levemente sem se preocupar com amores.. cuide do seu corpo, cuide da sua alma que o resto virá no tempo certo e quando você estiver pronto para isso.