A Palavra como libertação do homem

Quantos suicídios seriam evitados se pudessem as pessoas falar o que sentem para alguém atencioso escutar? Existe pouco espaço no mundo para abrirmos o coração sem sermos recriminados ou mesmo julgados pelos nossos atos.

Um dia me lembro de ter chegado a casa depois de um dia de aventuras por ai a fora, tinha acho pouco mais de 11 anos e tudo era novo para mim como as sensações de pré-adolescente, queria que alguém ouvisse o que tinha para dizer em relação às experiências que tinha vivido naquele dia. Falei algo para minha avó Raimunda que talvez pelas obrigações e tarefas que era imposta todo o dia pela grande familia que tinha de alimentar não deu muito ouvido, isso me fez ver que não tinha muito com quem contar.

Isso que passava comigo, milhares de pessoas passam no mundo ainda hoje, sem ter com quem partilhar suas dores com alguém sem serem julgadas por isso. Uma vez estava vindo da faculdade num carro de um colega e me veio a noticia de que alguém pulara do prédio onde fica um shopping da cidade de Fortaleza. Perguntei ao meu colega por que, não se sabe disso em programas policiais? Ele me disse que é algo que se abafa para não incentivar a outros cometerem outros atos. Depois meu irmão estudante de psicologia confirmou sobre a não divulgação desses tipos de noticia.

Observando esse fato pensei que seria melhor mesmo que se divulgassem para alertar as pessoas de que esse meio não seria o mais adequado para resolver as angustias interna, pois todos nós a temos em menor ou maior grau problemas de aceitação, confusões existenciais, medo de fracasso e outras coisas que nos deixam sem sentido.

Também fico me perguntando se as pessoas que querem se matar não o tenta por que são imaturas? Pois a maioria é adolescente e se deixa influenciar por filosofias e literaturas em que muitas vezes não estão preparadas. Outros querem mesmo agradar os anseios do grupo em que estão inseridos e quando "frustram" esse grupo pensam em tirar a vida.

Já nos adultos as dores são diversas, pode acontecer de a pessoa perder o emprego e não ter como manter a família, ou em outro caso o jovem tentar sem sucesso entrar no vestibular tendo exclusivamente feito apenas estudar durante longo período, quem sabe acontecer uma tragédia natural e a pessoa perder todos seus parentes e ainda ficar sem onde morar. Em todos esses casos dependendo de como a pessoa é e se existe alguém para lhe orientar pode a pessoas entrar numa fase de alcoolismo, uso de drogas, roubo, ou mesmo o suicídio, quando acha que não existe outra saída e nem um caminho firme para seguir.

Por tudo isso é necessário que a parte que está em sofrimento deve querer ajuda e também que existam pessoas para ajudar. Muitas vezes parece algo sem fim a dor interior, porém quando se comunicamos com o mundo exterior no caso as pessoas que nos querem bem conseguimos com certeza aliviar a dor do coração e afastar da nossa mente pensamentos obscuros.

Pra pessoas que estão em situação depressiva, uma critica por mais que seja construtiva pode piorar a situação, pois a dita pessoa está na defensiva e mais do que isso na tristeza profunda, fragilizada. Ajude amando e acolhendo e tentando apenas indicar a pessoa que existem outros caminhos e saídas para sua dor. O alivio é imediato quando as pessoas depressivas entendem o que se passa, cito o exemplo de uma palestra onde alguma das palavras ditas pelo orador pode marcar e animar sua vida.

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 28/01/2011
Reeditado em 09/11/2015
Código do texto: T2758413
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.