SITES DE DESCONTOS

A febre da segunda metade do ano e que está se estendendo durante 2011 é venda em sites de compras. Os internautas atraídos por promoções, acabam adquirindo bens e serviços com descontos que chegam a 90% dos valores normalmente cobrados pelo mercado.

O modelo de vendas americano chegou ao Brasil para ficar. Na verdade trata-se de uma publicidade que não apenas anuncia um produto, mas oferece-o ao vivo e à cores para os consumidores. Ao aderirem ao site, eles já estão pagando o produto e aprendendo o caminho para a loja que o vende. Para o comerciante é uma oportunidade para tornar seu estabelecimento conhecido, enquanto desencalha alguma mercadoria do seu estoque.

Contudo, não se compra apenas produtos assim. Restaurantes que desejam divulgar um novo prato ou que desejam ocupar mesas vagas nos dias de pouco movimento estão recorrendo ao modelo. Clínicas de estética, academias de ginástica e até cabeleireiros estão se tornando clientes destes sites.

Porém devemos considerar que nem tudo são flores nem facilidades neste modelo de publicidade. Quem quer comprar, por exemplo, deve lembrar-se de comparecer à loja no dia marcado, caso contrário perderá o valor pago antecipadamente. O comerciante corre o risco de cair se o site não for de confiança e simplesmente não repassar o dinheiro cobrado dos clientes.

Outra distorção que está começando a se formar na cabeça do consumidor é a dúvida: Se um produto pode ser oferecido a um preço até três vezes menor, porque isso não é praticado sempre? Por que habitualmente um produto custa R$ 50,00 e no site ele é oferecido até a R$ 15,00? Muitos sites estimulam essa desconfiança distorcendo a publicidade com slogans como “não pague caro por um produto que custa apenas a metade”. Se o consumidor soubesse que do valor que ele está pagando menos de 70% ficam no estabelecimento?

Os chamados “sites dos descontos” são uma novidade que podem alavancar grandes vendas sem o custo altíssimo das propagandas televisivas. Por estabelecerem uma ponte direta entre o consumidor e o vendedor, todas as demais despesas de publicidade deixam de existir. O grande fator é o teste direto do produto. Isso num caso de um restaurante ou de uma academia pode representar uma fidelização que se estenderá por muito tempo.

Se nem tudo são flores, também não devemos analisar a novidade com óculos escuros. Via de regra, são sempre os jovens que aderem por primeiro, mas no caso do sites de descontos, o público já é composto outras faixas etárias. São promoções que, se bem direcionadas podem significar a superação da concorrência.

Luiz Lauschner – Escritor e Empresário (lauschneram@hotmail.com)

Luiz Lauschner
Enviado por Luiz Lauschner em 21/01/2011
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