Daniel e a profecia dos 2300 dias
"Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado" (Dn 8:14).
O nosso corpo é o santuário de Deus (Lc 17:21 , 1Co 6:19 , Rm 12:1).
PLENA JUSTIÇA
"Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre, pois este é carnal e os seus dias serão 120 anos ... Farei desaparecer da face da terra o homem que criei... Porém Noé achou graça diante do SENHOR. Eis a história de Noé: Noé era homem justo e integro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus." (Gn 6:3,7,8,9).
Noé gerou três filhos: Sem, Jafé e Cam.
Sem deu continuidade aos "filhos de Deus.
Os descendentes de Sem são chamados de semitas.
Dos semitas originou-se o povo hebreu,também chamados de israelitas.
Em 2571 a.C., cento e vinte anos antes do Dilúvio, Deus arrependeu-se de ter criado o homem, mas, ainda assim concedeu-lhe um tempo para arrependerem-se e se tornarem justos e íntegros, andando nos caminhos de Deus.
Embora a Bíblia não diga, houve um período de 2300 anos para os "filhos de Deus" buscarem a Deus, ou seja: para os semitas; e 2300 anos para os "filhos do homem", ou seja: para os gentios.
para os semitas .......... para os gentios .......... 2300 anos .
2571 a.C. a 272 a.C. e 272 a.C. a 2027 d.C. ... tempo máximo
2578 a.C. a 279 a.C. e 279 a.C. a 2020 d.C. ... tempo mínimo
A diferença de sete anos entre o tempo máximo e o mínimo, deve-se a se considerar ou não, se SETE DIAS eram SETE ANOS ou não :
"Porque, daqui a sete dias, farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites; e da superfície da terra exterminarei todos os seres que fiz" (Gn 7:4).
NENHUM CARNAL HERDARÁ O CÉU
" Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos" (1Co 50-58).
O SANTUÁRIO É PURO
O santuário nos céus, onde Deus, Jesus e os anjos habitam é puro. Não necessita de purificação.
Os ritos de purificação do santuário, do tabernáculo, da mesa, e do local, na lei de Moisés, eram sombras das cousas que hão de vir (Cl 2:17), ou seja: da purificação do verdadeiro santuário que existe em nosso coração (1Co 6:19 , Lc 17:21).
Na hora em que Jesus chamar os seus eleitos, o processo de purificação da nossa alma estará completado automaticamente.
Os que estão nos túmulos se revestirão de corpo incorruptível, e nós, os vivos, seremos transformados. E já não haverá pecado em nós.
A LEI
Sem justiça e integridade, que é o espírito da Lei, ninguém pode ser julgado (Rm 2).
Aos semitas foram dados 2300 anos para buscarem a Deus.
Aos gentios também é dado 2300 anos para buscarem a Deus.
"O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei" (1Co 15:56).
"Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei" (Rm 7:7).
Todos pecaram, e porque pecam estão mortos espiritualmente.
Todos estão enfermos e a primeira condição para a cura, é sabermos que estamos enfermos. E isto só pode ser diagnosticado por relatórios científicos, no caso do corpo; e pela Lei de Deus, no caso da alma.
O justo e íntegro Noé, depois Abraão, serviram de exemplo, de como se conduzir com o próximo e com Deus; depois, a lei dada a Moisés regulou as relações entre os homens, e entre os homens e Deus.
Assim como Adão gerou dois povos: os "filhos de Deus" e os "filhos do homem", assim também ocorreu com Noé.
Noé gerou a Sem. E Sem gerou novamente o "povo de Deus".
Sem, que é Melquisedeque, foi sacerdote do Deu Altíssimo (Gn 9:26 e Gn 14:18).
Jafé é bendito também, e, no devido tempo também faria parte do "povo de Deus.
Sem gerou os hebreus. De Jafé viria os cristãos (Gn 9:26,27).
Cam gerou os "filhos do homem" e a maldição pesa sobre suas cabeças (Gn 9:25).
A LEI É DADA TAMBÉM AOS GENTIOS
Alexandre Magno sacrificou animais a seus deuses, no Templo de Jerusalém, segundo o historiador Flávio Josefo.
Iniciou-se assim, a "profanação do santuário, a retirada do sacrifício diários, e a destruição do poder do povo santo" (Dn 9:27 , 11:31 , 12:7).
Outras profanações semelhantes, viriam após esta.
Alexandre Magno morreu no ano 323 a.C.
Ptolomeu I Soter assumiu o reino do Egito e toda a Palestina, 323 - 285 a.C.
Ptolomeu II Filadelfo herda esse reino e o governa, de 285 a 246 a.C.
Ptolomeu II Filadelfos liberta os cativos judeus, que seu pai havia capturado e levado para o Egito, e com bondade, os faz retornar a Israel.
Ptolomeu II Filadelfos envia presentes para o templo de Deus, em Jerusalém, e pede ao sumo-sacerdote Eleazar, de Israel, que lhes envie as Escrituras Sagradas, para lhes dar lugar de destaque em sua famosa Biblioteca de Alexandria.
O sumo sacerdote Eleazar faz mais do que lhe fora pedido, e lhes envia 72 dos seus melhores escribas israelitas, versados em hebraico e grego, para traduzir as Sagradas Escrituras.
O Antigo Testamento foi traduzido do hebraico para a língua corrente no Egito, e depois, outros, a traduziram para o grego e latim ("A Cidade de Deus" , Santo Agostinho, Editora Vozes, vol. II, pg. 359-361).
Esta tradução original ficou conhecida como "a versão dos Setenta" ou "Septuaginta" e ficou pronta, por volta do ano 278 a.C.
Desta forma, através da divulgação do Antigo Testamento, inicia-se entre os gentios, o conhecimento de seus pecados, ou seja: de suas impurezas.
Inicia-se muitas conversões de gentios, ao Deus de Israel. E também, "convertem-se" muitos hipócritas, que viriam corromper a palavra de Deus.
Estes gentios e hipócritas são os que pisam o santuário do exército de crentes (Dn 8:13).
O Santuário foi medido e dado aos adoradores de Deus, mas, o átrio do Templo não foi medido, e foi dado aos gentios inconversos, e também aos cristãos hipócritas (Ap 11:1,2).
Se contarmos o tempo transcorrido, desde a edição da tradução ou "versão dos Setenta", em 280 a.C. até 2020 d.C. teremos 2300 anos.
No reinado de Ptolomeu II Filadelfos, em 280 a.C., a Palavra de Deus foi disponibilizada para todos os povos não judeus.
TEMPO DETERMINADO
"Porque o fim virá no tempo determinado" (Dn 11:27)
"até ao tempo do fim, porque se dará ainda no tempo determinado" (Dn 11:35).
Tempo determinado e os dias abreviados da Grande Tribulação é a mesma cousa.
Isto é importante para discernir o que segue:
"Depois do tempo em que o sacrifício diário for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá ainda 1290 dias. Bem-aventurado o que espera e chega até 1335 dias. Tu (Daniel), porém, segue o teu caminho até o fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás (ressuscitarás), para receber a tua herança" (Dn 12:11-13).
Daniel está profetizando a bem-aventurança, no fim dos tempos, a partir de duas quantidades de dias: 1335 e 1290 dias.
1335 dias antes da vinda de Jesus, inicia-se o "tempo determinado", que nós cristãos, chamamos de Grande Tribulação (Mt 24:21).
Entre 1335 e 1290 dias, ou seja, 45 dias, serão dias de intensa tribulação, que só os bem-aventurados suportarão (Dn 12:12). E são bem-aventurados porque são fortes e ativos, tem conhecimento de seu Deus (Dn 11:32).
Nestes 45 dias, os sábios, entre o povo de Deus, ensinarão a muitos (Dn 11:32).
Estes são os sábios que resplandecerão como o fulgor do firmamento (Dn 12:3).
Estes "muitos" são os crentes arrependidos, que retornarão com vigor a piedade, a fé, e a pregação, incentivados pelos bem-aventurados, 1290 dias antes da vinda Cristo.
Estes crentes revigorados são os que a muitos não-crentes, os conduzirão a justiça, ou seja, a Cristo. Eles terão o fulgor das estrelas (Dn 12:3).
Finalmente, os 1260 dias antes da vinda de Cristo, é o tempo em que o santuário será medido: quem é é, e quem não é, não é.
Quem é adorador do Pai e do Filho terá o seu santuário medido e purificado.
Quem não é adorador, não terá o seu átrio medido, ou seja, é gentio, permanecerá no átrio. Não tem santuário, por isso nada há a ser purificado (Ap 11:1,2).
"Disse o SENHOR: Na verdade, eu te fortalecerei para o bem e farei que o inimigo te dirija súplicas no tempo da calamidade e no tempo da aflição" (Jr 15:11).
"Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário. Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a Ti" (Sl 51:12,13).
Os 1335 dias poderá iniciar-se, OU NÃO, em 28.04.2020 segundo a expectativa deste escritor; consequentemente, os 1290 dias iniciar-se-ão em 13.06.2020, e os dias descritos no Apocalipse de 1260 dias, iniciar-se-iam em 13.07.2020.
"E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono. A mulher (a verdadeira igreja que está no coração dos crentes) fugiu para o deserto (os desigrejados, do fim dos tempos, que vivem a sua fé em solidão), onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante 1260 dias" (Ap 12:5,6).
"Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todos o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus" (João 16:2).
Irmãos, verdadeiros adoradores do Deus vivo, serão "expulsos" das Igrejas, de forma não manifesta, mas dissimulada, e os que assim procedem cruelmente, pensarão estar agradando a Deus.
Estes algozes, são semelhantes aos papas da Igreja Romana, que cruelmente assassinaram quase um milhão de crentes na Idade Média.
Só que agora, no fim dos tempos, eles não matarão o corpo, mas, matarão a alma daqueles crentes que aceitarem se submeter a suas doutrinas abomináveis:
"Aos violadores da aliança, ele (os falsos pastores), com lisonjas, perverterá" (Dn 11:32).
VÊNUS e os 2300 anos
Daniel diz que serão 2300 tardes e manhãs (Dn 8:14), portanto, está descrevendo um dia em que só tem tarde e manhã, ou seja: um dia que não tem noite.
Vênus tem um dia igual a um ano.
Este dia, é sem noite na face que resplandece. Só Vênus tem, no nosso sistema planetário, esta singularidade.
Vênus, durante um ano inteiro permanece com uma face voltada para o sol, embora, em tempo muito lento, vá fazendo a sua rotação em torno de seu eixo; tempo este que não se sabe ainda, corretamente.
Nos dias do rei Ptolomeu II Filadelfos, o ciclo octogonal de Vênus ocorreu matematicamente no ano 280,5617, ou 25º dia de Julho do ano 280 a.C. - e o último ocorrerá agora, no ano 2020,5297, ou seja em 13 de Julho de 2020.
Cada ciclo, em média, é de 8,0986 anos. Implica então em: 284 ciclo x 8,0986 = 2300 anos.
Entre 13.07.2020 e 24.12.2023 transcorrerão 1260 dias.
Será o tempo em que o nosso santuário será purificado?
ACHO que o Natal de 2023, festa pagã em honra ao Sol, não será comemorado, pois o sol escurecerá e a lua não dará a sua claridade? (Mt 24:29).
ACHO que Jesus virá no dia 24 de dezembro de 2023, acabando de vez com esta festa pagã que é abominável a Deus.
"Não estabelecerás poste-ídolo plantando qualquer ÁRVORE junto ao altar do Senhor, teu Deus, que fizeres para ti. Nem levantarás coluna, a qual o Senhor, teu Deus, odeia" (Dt 16:21,22).
"Destruirei os vossos altos, e desfarei as vossas imagens do sol, e lançarei o vosso cadáver sobre o cadáver dos vossos deuses; a minha alma se aborrecerá de vós" (Lv 26:30).
TEMPO DETERMINADO
"Aos violadores da aliança, ele (o homem vil), com lisonjas, perverterá, mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo.
Os sábios entre o povo ensinarão a muitos, todavia, cairão pela espada (*1) e pelo fogo (*2), pelo cativeiro e pelo roubo, por algum tempo.
Ao caírem eles (*3), serão ajudados com pequeno socorro; mas muitos se ajuntarão a eles com lisonjas.
Alguns dos sábios cairão para serem provados, purificados e embranquecidos, até ao tempo do fim, porque se dará ainda no tempo (*4) determinado (Dn 11:32-35).
"E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o inferno (cova) o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com mortandade e por meio das feras da terra" (Ap 6:8).
(*1) "Ou que por três dias a espada do SENHOR, isto é, a peste na terra, e o Anjo do Senhor causem destruição em todos os territórios de Israel" (1Cr 21:12).
(*2) A terça parte da terra será morta pelo fogo, pela fumaça e pelo enxofre (Ap 9:18), mas, após isto, também haverá intenso calor, decorrente de explosões no sol, que queimarão os homens (Ap 16:8,9).
(*3) Os sábios ao caírem, ou seja, ao adoecerem, serão ajudados com pequeno socorro, ou seja, com medicamentos.
(*4) O tempo determinado é o tempo que acontecerá após 2300 dias (2300 anos), quando o santuário será purificado. Por santuário entenda-se a nossa alma (Dn 8:13,14).
Esta´purificação se dará em "dias abreviados", porque se não fossem abreviados, nem os próprios eleitos se salvariam por causa da grande tribulação que haverá neste tempo, como nunca houve deste o princípio do mundo, e nem jamais haverá (Mt 24:21,22).
Os últimos 42 meses, ou 3,5 anos, após os 2300 anos de Daniel, serão os últimos dias em que os ÍMPIOS calcarão os pés a cidade santa.
É também, o tempo em que as duas testemunhas (Bíblia = Novo e Velho Testamento) serão mortas, ou seja, novas edições da Bíblia serão deturpada em seus pontos mais efetivos, causando grande confusão e falsos ensinos (Ap 11:9-12).
Este calcar os pés a cidade santa significa que, os ímpios não mais atordoarão a nossa alma (nosso e verdadeiro santuário), com seus noticiários falsos, mentirosos, com seus filmes violentos e novelas depravadas, com entretenimentos na Mídia, que roubam o nossos tempo para buscar a Deus e fazer boas obras.
A eles foi reservado o átrio exterior do Santuário; e este átrio não foi medido, ou seja, não é contado, é excluído do povo de Deus.
Por cidade santa entenda-se os corações de todos crentes, ali é o Santuário do Senhor Jesus (Lc 17:21) e (1Co 6:19).
QUANDO COMEÇA UMA PROFECIA?
Uma profecia não necessariamente inicia-se nos dias do que profetisa. Pode levar anos para iniciar-se.
Daniel nasceu por volta de 605 a.C., e, no lapso de tempo entre 575 a 538 a.C. profetizou que haveria 2300 dias (2300 anos) para a purificação do templo de Jerusalém.
Daniel profetiza purificação, e não reconstrução.
Purificação de cousas não viventes, tem começo, meio e fim.
Purificação de alma vivente tem validade eterna é eterna.
Portanto, a data de início de purificação do templo de Jerusalém, não iniciou-se nos dias de Zorobabel, em 519 a.C., quando Zorobabel reconstrói este templo. Nem nos dias de Neemias, por volta de 446 ou 456 a.C., quando reedifica este templo. Tão pouco, nos dias do rei Herodes, em 19 a.C., quando torna este templo, uma das oito maravilhas do mundo antigo.
A purificação profetizada por Daniel é de almas, não de cousas. E esta purificação inicia-se quando todos os povos começam a ter acesso às Escrituras Sagradas, em 280 a.C., e com isso, ter o conhecimento de seus pecados, e, consequentemente o arrependimento de tê-los cometido.
"Em toda a terra, diz o Eterno, dois terços dela serão eliminados e perecerão; mas a terceira parte restará nela.
Farei passar a terceira parte pelo fogo, e a PURIFICAREI como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro; ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: é meu povo, e ela dirá: O Eterno é meu Deus" (Zc 13:8,9).
*****************************************************
o livro FIM DOS TEMPOS: O ENCOBERTO DESCOBERTO
está à venda na editora http://www.clubedeautores.com.br/
várias páginas deste livro podem ser lidas no site abaixo:
https://www.recantodasletras.com.br/autores/darciubirajara
contatos por e-mail: darcijara@yahoo.com.br
contatos por celular: 51.984358252 (Tim)
***********************************