A REFORMA ORTOGRÁFICA: O ACORDO LEGAL
Por David Kooperfield
Promulgada em 29 de setembro de 2008, entra em vigor a 1° de janeiro de 2009 o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que impõe várias mudanças na ortografia, em especial ao que se refere à acentuação, emprego do hífen, abolição do trema e a inserção das letras K, W e Y no alfabeto oficial.
É importante lembrar que o referido acordo fora elaborado em 1990, portanto em provas, avaliações, seja de concursos e demais certames será provável que se encontre alguma questão fazendo referência ao “Acordo Ortográfico de 1990”.
Os países que participaram do acordo são o Brasil, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Portugal, Moçambique, Guiné-Bissau, Angola e Cabo Verde.
A reforma terá até 2012, portanto um período de 4 anos para adaptação e se estabelecer em todo o território nacional de acordo com a Lei que implementou a reforma no Brasil. Até este período as duas formas de grafias, regras gramaticais em respostas a provas e exercícios de avaliação serão aceitas nas duas formas, na antiga e na nova.