O PODER DA PALAVRA E A REVOLUÇÃO DA INTERNET

Os meios de comunicação têm uma importância fundamental na vida dos seres Humanos como indivíduos ou no coletivo, e como em todos os tempos, os meios de comunicação têm também o dom de influenciar nas decisões e na formação do caráter e do comportamento do sujeito.

Por esses motivos os meios de comunicação têm que ser plural e não devem ficar concentrados sob o poder de poucas pessoas, por que assim tira-se o caráter libertário da comunicação. Não existe estado de direito sem que todos os grupos organizados tenham direito a um meio de massificar informações sobre as idéias que tal grupo defende. Ao contrário é a massificação do pensamento único, que vai de encontro com a personificação da dinâmica da diversidade do ser humano, restringindo a sua liberdade.

Porém, por muito tempo, mesmo em nações livres e democráticas, o direito de livre expressar o pensamento através de um meio de comunicação de massa foi restringindo pelo poder econômico/político dando margem a formação de oligopólios de comunicação que passa para as massas aquele pensamento que mais lhes interessa com o fito de manter essa massa submissa à vontade da minoria.

No Brasil isso fica bem claro nas linhas editoriais dos três principais canais de televisão e dos cinco principais publicações impressas que representam o pensamento e o modo de vida da elite do país e aquilo que eles querem que seja o comportamento do povo brasileiro. Esse restrito grupo influencia também os meios de comunicação das cidades do interior que forjam a sua identidade editorial com base no pensamento deste pequeno, porém poderoso, grupo de comunicação cuja visão de sociedade não reflete a realidade cultural do povo brasileiro, fato esse que cria no individuo uma expectativa de algo que grande parte jamais irá alcançar, o que causa uma frustração coletiva levando o individuo a tentar se elevar econômica e socialmente a qualquer custo. É por causa dessa manipulação que o povo brasileiro é considerado o mais atrasado e corrupto do planeta.

Porém essa realidade está se transformando graças ao advento da internet, que é um meio de comunicação instantâneo, pessoal e interativo que em vinte anos realizou uma revolução na forma de divulgar a informação, promovendo a ampliação das possibilidades de acesso a um meio de comunicação para que todos os grupos organizados, ou mesmo indivíduos, possam compartilhar seus pensamentos de modo abrangente e a baixíssimo custo e em tempo real, e o mais próximo da verdade e da realidade possível.

Com a internet a próxima geração terá menos possibilidade de ser influenciada com pensamento unificado, a os meios de comunicação não ficarão concentrados em um pequeno grupo. A comunicação será pulverizada em comunidades virtuais que disseminarão pensamentos plural, pois através da rede mundial de computadores a informação é compartilhada , discutida e analisada sob todos as aspecto e ponto de vista dando pouca margem para que idéias pré concebidas possam influenciar o coletivo, pois a internet é um meio de comunicação compartilhável e não deixa margens para a manipulação.

Walquer Carneiro
Enviado por Walquer Carneiro em 28/12/2010
Código do texto: T2696243
Classificação de conteúdo: seguro