O mito da caverna de Platão

O mito da caverna de Platão, fala de pessoas aprisionadas pela escuridão dentro dela e fora da caverna existe a luz da verdade, mas mesmo que aquela pessoa consiga sair e ver que a verdade é diferente da qual eles acreditavam. Não poderá voltar para contar, pois sofrerá por ser ignorado ou será morto pelos outros. Verão esse como louco ou mentiroso, pelo fato de contar uma nova realidade inaceitável aos olhos dos que ficaram. Imagine dizer que aquele mundo ao qual eles estavam acostumados seja totalmente falso ou parcialmente, tentando mostrar novos conceitos.

Por esse mesmo motivo Sócrates foi morto pelos cidadãos de Atenas, ele quis fazer com que eles imaginassem-se acorrentados a falsas crenças, preconceitos, ideias enganosas e etc... O mito da caverna é uma metáfora a condição humana perante o mundo e das ideias, permanecendo na ignorância.

Todas as ciências nos leva na mesma direção. Falamos anteriormente de arquétipos na psicologia e agora em filosofia, onde ambos retratam a prisão a conceitos ditados anteriormente, mas quando mostrado uma visão diferente não é aceito pela grande maioria ou têm medo de confrontar.

Lydhia Perez
Enviado por Lydhia Perez em 07/12/2010
Reeditado em 08/12/2010
Código do texto: T2658970