Há segredos para um Relacionamento Saudável?

Existe uma máxima que diz o seguinte: "Quanto mais conheço os homens, mais amo meu cachorro".

Alguns, ao invés do termo homem usarão variantes como "pessoas" ou "seres humanos"; outros, para o termo cachorro usarão variantes como "natureza" ou "animais".

O que é enfático é a questão de que quanto mais o tempo passa, mais vamos nos individualizando. Dia a dia vamos nos cercando e nos isolando em nós mesmos. O tempo vai passando, e nós cada vez mais, vamos nos conformando e nos adaptando à vida solitária...

A informatização de quase tudo nos coloca à mercê de uma vida solitária... Hoje é possível fazer compras, de todos os tipos, pela Internet; podemos assistir velórios virtualmente; podemos adquirir bens e presentes, e até mandar entregá-los com um simples "clique". Haja vista, até os relacionamentos propriamente ditos podem ser conseguidos pela "rede": Amizades, Namoros, Noivados, Casamento e etc.

Tudo isso, na verdade, contraria aquilo que a Bíblia nos ensina a todo o momento: "assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros" (Rm 12.5). Muitos poderiam questionar dizendo que esta é uma palavra de Paulo para os crentes da Igreja em Roma, o que é a mais pura verdade; mas, o que gostaria de extrair desse trecho é que embora sendo muitos, pertencemos ao mesmo corpo sendo membros uns dos outros. Isto é: Não devemos desejar a individualidade;antes, devemos almejar a interdependência relacional, o que significa dizer que precisamos aprender que dependemos uns dos outros.

Quer saber como obter um Relacionamento Saudável?

1) Descobrindo o Prazer de Amar a Deus

Quando descobrimos o prazer que há em amar a Deus, começamos a entender o significado real do que seja "relacionamento." Sim, porque começamos a sentir total dependência deste Deus que tudo nos proporciona na medida em que precisamos.

Em Deuteronômio 6.5 e em Mateus 22.37 podemos ver o mesmo ensino: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento". Devemos, por assim dizer, amar a Deus de corpo, de alma e de espírito... É devoção ao ser divino total e irrestrita!

Então, o relacionamento com Deus, em primeiro lugar, é a primeira opção para aqueles que querem ter um Relacionamento Saudável!

2) Descobrindo o Prazer de Amar ao Próximo

Conhecemos bem estas palavras: "Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22.37-39) e "A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei" (Romanos 13.8).

O que mais precisaria ser dito? Em primeiro lugar devo amar a Deus e em segundo lugar ao meu próximo. É fascinante entender o verdadeiro ensino destas palavras! Se amo a Deus e ao meu próximo, jamais farei algo para lhes entristecer; há um relacionamento de amor tão estreito com Deus e meu próximo, que jamais praticarei algo que os decepcione! Tiago 2.8, admoesta: "Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem".

Então, o segundo passo na direção de um relacionamento saudável é amar ao próximo!

3) Descobrindo o Prazer de Servir

Não haverá um relacionamento saudável quando só queremos "tudo" para nós! Jamais existirá um bom relacionamento se consideramos sempre as pessoas como serviçais ou aqueles que têm obrigação de nos entender e aceitar tudo o que somos, fazemos e da maneira que pensamos. Não há como fugir disso! Se todos somos indivíduos, temos nossas necessidades gerais e as específicas; e, nosso dever é servir e não querer ser servido. Lembremos do próprio Jesus Cristo: “Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mateus 20.28 e Marcos 10.45). Reflita comigo: Se o meu Senhor e Salvador tomou a posição de servir e sacrificar-se pela humanidade, o que faremos nós? Servir é melhor do que ser servido! Sim, pois quem serve é aquele que tem algo para dar; enquanto àquele que é servido, recebe do que tem necessidade!

Para encontrar o caminho do Relacionamento Saudável temos que amar a Deus sobre todas as coisas, ao próximo como desejaríamos ser amados e encontrar o prazer de servir.

PaPeL
Enviado por PaPeL em 07/12/2010
Código do texto: T2658162
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.