Acaso e Boas Idéias
Grandes idéias podem nascer ao acaso, outras são geradas nas mesas e nos computadores. Tudo bem! O importante é o impacto que fazem e quem se beneficia com elas.
Pequenas empresas nascem de uma boa idéia. Best-sellers são frutos de uma imaginação fértil e batem recordes nas vendas! Ainda chego lá! Mas tudo também depende do público alvo. Quanto mais se agrada mais se vende! Isso é fato!
Foi o que aconteceu com um produto de limpeza (esponja de aço) cujo garoto propaganda não era tão bonito assim, mas ganhou a simpatia da clientela e fez sucesso entre as donas de casa. Quando sumiu da “telhinha” a venda do produto baixou e logo foi chamado de volta!
Outra idéia que está faturando “milhões” é uma banda de Happy Rock. O nome da banda surgiu no meio de uma partida de vídeo game. Um dos participantes estava perdendo e alguém aconselhou: aperte o RESTART! Eu tive que ri ao ouvir a entrevista do grupo!
E por falar nisso, clique nesse site e confira as últimas novidades: http://restartpravidatoda.blogspot.com/?spref=fb
Mito ou não, a história da maçã que caiu na cabeça de Issac Newton dando origem as Leis de gravitação continua sendo contada. Acaso ou Providência divina? Seja como for, deu certo!
Mas as boas idéias também têm prazo para acabar ou podem mudar de dono. Outro dia ouvi o depoimento de um senhor que decidiu abrir um negócio. Toda a sua estratégia de marketing baseava-se no nome do produto. Infelizmente quando foi fazer o registro, já havia algo semelhante!
Aconteceu com um jovem escritor que levou seu “projeto” de livro a uma editora. Depois de dar todas as dicas foi pra casa com um incentivo verbal de continuar a escrever. Mas que decepção! Três meses depois a editora anunciava o lançamento de uma obra parecidíssima, só que feita por um de seus escritores. Anos de pesquisa, tanta dedicação pra nada! Coincidência?
Várias pessoas podem escrever sobre um mesmo tema. É claro que vai haver coincidência no relato, principalmente se for um texto baseado em pesquisa. Eu já li vários livros sobre o Holocausto, por exemplo, e percebi que cada livro dava mais ênfase a uma determinada fase do episódio. Mas o tema central era o mesmo: A morte de seis milhões de judeus!
Mas voltando ao tópico do artigo, uma grande idéia pode ser o começo de tudo. E ela pode estar em qualquer lugar! Um dos meus romances surgiu de uma frase que eu li. Em pouco tempo toda a história já estava se desenvolvendo em minha mente! Uma dica legal é ter sempre uma caneta a mão. Anote tudo!
Não basta apenas ter uma boa idéia, tem que registrar e dar o primeiro passo. Folhas engavetadas só servem para pegar mofo e ficarem amareladas! Você tem que acreditar no seu sonho, como fez o dono da GLOBO! No início da carreira investiu até o último centavo para ver a empresa decolar!
Finalizando, mesmo que a idéia tenha surgido por acaso, ela precisa ser explorada. Grandes projetos nascem em Grandes mentes! Falta de originalidade, repetição de idéias, textos desconexos são observados quando avaliamos um livro para publicação! Então é preciso fazer revisão do texto até ele ficar BOM de verdade!