A PORTA

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

A PORTA DA SALVAÇÃO

“Eu sou a porta; se aluem entrar por mim, será salvo” - Jo. 10.9.

O ensino por parábolas é característica de grandes pensadores, de sábios, de filósofos e de todas as pessoas que vivem vida interior. Quando quis referir-se ao inferno, lugar de tormentos da alma e do espírito dos que já partiram desta vida, o Mestre usou a metáfora da Geena, um vale onde cadáveres indigentes eram queimados. Quando a linguagem literal se torna insuficiente para a transmissão de uma verdade ou de um pensamento, a parábola comunica de maneira magnífica o intuito do locutor.

Ao referir-se a uma porta, surge logo a idéia de uma casa. A casa de Deus. As moradas do Altíssimo. O céu. A bem-aventurança. Céu e inferno contrastam-se. Quem estiver fora da casa, quem não entrou pela porta, já está no inferno. O Senhor disse que aquele que não tem a vida – salvação – a ira de Deus sobre este permanece. Não é necessária nenhuma ação para se estar no inferno. Jesus dissera que: “Se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis – Lc. 13.5. Para a salvação, entretanto, é necessária uma decisão própria e voluntária. A porta está aberta a todos. Os que entrarem, em decisão oportuna, feliz, ditosa, salvar-se-ão. A escolha é deles, o arrependimento é deles, a atitude os salvará.

O ser humano nasce amarrado a circunstancias de sobrevivência e cresce submetido a imposições que a vida e a sociedade lhe calcam. Ninguém é totalmente livre. As sagradas escrituras declaram serem autores de tal escravidão o mundo, o diabo e a carne - sarx - natureza pecaminosa, especialmente quanto ao sexo. Além de lutar consigo mesmo em uma deletéria herança adâmica, o individuo tem contra si mais tais três obstáculos. Mas a decisão terá que ser sua: céu ou inferno.

Ainda me lembro do tempo em que, em nossa pequena cidade, a porta da sala das casas permanecia aberta durante o dia todo. A porta da salvação nos foi aberta há mais de dois mil anos e durante todo este tempo permanece aberta a tantos quantos desejem entrar. Jesus é o único, suficiente e verdadeiro Salvador. No Seu nome as gentes – gentios – esperam. Os pecados, pelo Seu nome são perdoados. Ao adentrar esta porta, a vida toma outro sentido. Há um novo nascimento que traz a bem-aventurada esperança, a vida eterna. E o Espírito de Deus testifica com o nosso espírito, de que agora somos filhos de Deus. Jesus veio para o que era Seu – judeus – mas os Seus não O receberam; mas a tantos quantos O recebem, dá-lhes a autoridade de serem feitos filhos de Deus, independente de raças, credos, idade, ou intelectualidade.

Só Jesus.

O Pr. Th. D. Honoris Teologia, D. D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br

No Google: serafim Isidoro textos