BÍBLIA SAGRADA - O LIVRO DOS LIVROS - A BIBLIOTECA MAIS IMPORTANTE DO MUNDO - 12 de Dezembro dia da Bíblia- (Texto retificado em 06/12/2010)

Conforme informações colhidas na Sociedade Bíblica do Brasil, o dia da bíblia surgiu em 1549, quando um bispo chamado Cranner, que vivia na Grã-Bretanha, incluiu no livro de orações do rei Eduardo VI, um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do advento. (O Advento é celebrado nos quatro domingos que antecedem ao natal). Foi assim que o segundo domingo de dezembro se tornou o Dia da Bíblia.

Hoje, o dia da bíblia é comemorado em cerca de 60 países. Em alguns desses países a data é celebrada no segundo domingo de setembro, numa homenagem ao trabalho de Jerônimo, tradutor da Vulgata Latina, conhecida tradução da bíblia para o latim.

No Brasil o dia começou a ser celebrado pelos primeiros missionários evangélicos que, oriundos da Europa e dos Estados Unidos, a partir de 1850, aqui vieram para semear a Palavra de Deus. Durante o período do império, a liberdade religiosa era restrita e impedia as manifestações públicas dos evangélicos. Mas por volta de 1880 , esta liberdade foi crescendo e o movimento evangélico, juntamente com o dia da bíblia, foi se popularizando.

Pouco a pouco as diversas denominações evangélicas institucionalizaram a tradição do dia da bíblia, que ganhou ainda mais força com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948. E em dezembro deste mesmo ano, houve uma das primeiras manifestações públicas do dia da bíblia, em São Paulo, no monumento do Ipiranga.

Hoje as comemorações, fixadas no segundo domingo de dezembro, mobilizam milhares de cristãos em todo o Brasil. Em alguns estados e vários municípios, o Dia da Bíblia é data oficial.

A BÍBLIA SOBRE O PONTO DE VISTA PEDAGÓGICO.

Bíblia (do grego bíblia, os livros) Conjunto de livros sagrados das religiões judaica e cristã. O termo bíblia é uma transcrição do grego ta - bíblia. O conjunto dos livros bíblicos é dividido pelos cristãos em Antigo Testamento e Novo testamento. O termo Testamento significa aqui”pacto”, “aliança” . Passando pelo latim da Vulgata, testamentum é a tradução mais aproximada do grego diathêkê , que tem a dupla significação de “testamento”, no sentido corrente da palavra, e de aliança”. Este último é que é conservado.O Antigo Testamento, ou Antiga Aliança,(antes da vinda de Cristo) compreende pois todos os escritos que se relacionam à história da aliança de Deus com o povo judeu. O Novo Testamento, ou Nova Aliança,(depois da vinda de Cristo) é a coletânea dos escritos concernentes à aliança estabelecida por Jesus Cristo com todos os povos.

No Antigo Testamento, os judeus e os protestantes incluem 39 livro:

O Pentateuco, ou livros das Leis ou Torá são:

Gênesis – Tem como foco a criação do Universo e do Gênero humano

Êxodo – Tem como foco a saída do povo hebreu do Egito

Levítico – Tem como foco a primeira constituição dos hebreus (adaptada para o período nômade)

Número – Tem como foco o primeiro censo realizado das tribos dos hebreus.

Deuteronômio – Tem como foco a segunda Constituição dos hebreus (adaptada para o período de fixação na terra prometida)

Livros Históricos:

Josué, Juízes, Rute, I Samuel e II Samuel, I Reis e II Reis, I Crônicas e II Crônicas, Esdras Neemias e Ester.

Livros poéticos, didáticos e sapienciais:

Jô, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos cânticos (também chamado de cantares de Salomão)

Livros Proféticos:

Chamados de Profetas Maiores:Isaias, Jeremias, lamentações, Ezequiel e Daniel.

Chamados de Profetas Menores: Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sonfonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

O Novo Testamento da Bíblia protestante é composta de 27 livros a seguir:

Os evangelhos: Segundo São Mateus, Segundo São Marcos, Segundo São Lucas e Segundo São João.

O único livro histórico – Atos dos Apóstolos (escrito por Lucas)

As Cartas de Paulo ou epístolas paulinas (14) : I Coríntios e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses,ITessalonicenses II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filemom e Hebreus.

As cartas aos católicos (Primeiros cristãos) – Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João, Judas.

O único livro profético: Apocalipse.

O Velho testamento foi escrito em Hebraico e Aramaico. O Novo testamento foi escrito em grego. Ressalta-se que no cânone católico, foram incluídos na sua Bíblia, provenientes da Septuaginta, ou versão grega dos setenta, sete livros a mais os quais são denominados pelos protestantes de livros apócrifos.Embora não tendo valor à luz do Espírito Santo, os católicos consideram estes livros com alto valor histórico e didático e por isto foram incluídos em sua bíblia.No cânone católico estes livros são denominados de Deuterocanônicos. Vejamos abaixo:

Históricos: I Macabeus, II Macabeus, Tobias e Judite

Didáticos ou poéticos: Sabedoria, O livro de Eclesiástico ou Sirácido.

Único profético: Baruch.

Fonte:www.diadabiblia.com.br/Larousse Cultural/Edições Paulinas/Joãozinho de Dona Rosa

Por Deífico, Colaborador do Blog Lírio Urbano