Paixão
A paixão é um sentimento que pode ocorrer com qualquer um, independente de gêneros, nível social, diferença de formação e idades. Um sentimento que faz com que perdemo-nos a razão e dando vazão a loucura.
A paixão raramente ultrapassa os três anos, é um sentimento considerado como uma patologia, pois a palavra se origina etimologicamente da palavra (pathos). Todos os sentimentos vêm de uma forma bem intensa surgem do nosso inconsciente. A dependência do outro, ansiedade, delírio de ciúmes, controle exagerado, misturando com medo, insegurança, irritabilidade, possessividade, um forte desejo sexual e etc... Podendo passar a ódio, agressividade, intolerância, humilhação, insultos, desvalorização, ou seja, toda e qualquer atitude do outro provoca ciúmes e automaticamente a ira do apaixonado fazendo com que ele brigue por qualquer motivo ou castigue-o.
Geralmente esse sentimento é mais sexual que sentimento afetivo. Portanto devemos dar mais atenção a esse estudo, vivermos nossas paixões intensamente, mas dando atenção ao tempo que é comprovado acabar esse sentimento. Somente depois desses três anos é que poderemos saber mais claramente se é ou não compatível ao nosso convívio aquela pessoa. As pessoas não se contêm ao casamento efetivo antes de acabar essa fase, pode ser por isso que cada vez mais os casamentos se desfaçam, tem que haver um convívio prévio. Um namorado-marido com a necessária separação temporária para avaliarmos melhor a relação e atitude do outro.
Os relacionamentos são baseados e fortalecidos através dessas avaliações das atitudes comportamentais do outro em ser capaz de ver o ser amado feliz e livre mesmo estando longe, com outras pessoas, mesmo que esteja amando o outro, mas enxergando que o ser amado tem outras necessidades, anseios, ideais que não seja o outro. Podendo depois mudar o sentimento para amor.