ESH é fogo

"Sucedeu que, ouvindo a voz do meio das trevas, enquanto ardia o monte em fogo, vos achegastes a mim, todos os cabeças (lideres) das vossas tribos e vossos anciãos, e dissestes:

Eis que o SENHOR, nosso Deus, nos fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje, vimos que Deus fala com o homem, e este permanece vivo" (Dt 5:23,24).

"O SENHOR ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite" (Êx 13:21).

Que fogo é este que não queima e nem mata?

Que fogo é este que iluminava a noite, permitindo que os hebreus caminhassem de dia e de noite?

O fogo, além de produzir claridade, também produz calor.

Para alumiar a noite no deserto, de um agrupamento de mais de dois milhões de hebreus, em uma área de 900 quilometros quadrados, seria necessário uma intensa luz. E se essa intensidade fosse gerada por fogo, haveria intenso calor.

Não é mencionado na Bíblia que havia calor.

Os hebreus tinham disposição para caminharem de dia e de noite, logo, não havia calor.

Podemos concluir que a geração dessa luz não era pelo fogo, mas reflexiva de algum planeta luminoso (Vênus) que estava apegado à orla da terra (Jó 38:13).

O calor demasiado e continuo, amortece a nossa disposição para caminhar.

Que coluna foi esta que, de dia era nuvem e de noite era fogo?

FOGO DEVORADOR

“esh” significa “fogo devorador” em hebraico (Is 33:11-14 , Jl 2:3).

Como é o caso de “esh” em shemesh (sol), em hódesh (lua) e em Cadesh.

Cad de Cadesh é o diminutivo de “cadinho” (crisol), que é um vaso destinado a fundir minério a temperatura elevada.

Cadesh situava-se no deserto de Parã, rica de ouro em pó (Nm 13:26 , Jó 28:6).

Mais de um milhão israelitas perambularam por 40 anos no deserto do Sinai e de Parã.

Que faziam, como se sustentavam?

Os hebreus tornaram-se especialistas em fundir ouro e prata.

Seria Cadesh (Cades) um lugar onde mantinham fundições ou um lugar onde caiu ouro em pó da “nuvem de fogo?” (Nm 14:14).

“Na verdade, há veios (minas) de onde se extrai a prata, e lugar para se derreter o ouro.

O ferro tira-se da terra, e da pedra se funde o metal.

Ele (o homem) pôs fim as trevas (acendeu tochas de fogo), e toda a extremidade (orla da terra) ele esquadrinha: (e procura localizar) as pedras (os meteoritos caídos) da escuridão e da sombra da morte (os destroços de Seth que faziam sombras a luz de Vênus)...

A terra, donde procede o pão, embaixo é revolvida como por fogo (a terra agricultável foi revolvida, esburacada, por pedras de meteoritos).

As suas pedras (as que caiam na terra) são o lugar da safira e contém pó de ouro.” (Jó 28:1-6),(SBB 1955).

OURO BOM

Se há ouro bom é porque existe ouro de péssima qualidade.

Havia duas espécies de ouro:

O ouro bom encontrado junto com o precioso onyx na terra de Havilá, na Mesopotâmia (Gn 2:12) , e também o ouro fino escavado nas montanhas da “terra oriental” (Iemem), nas terras de Ofir.

Havilá e Ofir eram irmãos de Jó, também chamado Jobab (Gn 10:29).

E o pó de ouro, de baixa densidade e de pouco valor, encontrados no deserto do Sinai e de Parã (Jó 28:6).

BEZERRO DE OURO

Moisés tomou o bezerro de ouro que os hebreus tinham feito, por autorização de seu irmão Arão, e queimou-o no fogo, moendo-o até que se tornou pó; e o espalhou sobre as águas, e deu a beber aos filhos de Israel (Êx 32:1-23 – SBB 1955).

O ouro em pó é de baixa densidade (quilates).

Assim como ele se funde, também se esfarela a uma temperatura bem menor do que o ouro bom.

Objetos formado de ouro em pó é bem melhor de trabalhá-lo do que o ouro denso, pela sua maleabilidade.

Arão recebeu do povo as argolas de ouro de suas orelhas.

Possivelmente estes argolas provinham dos vasos de ouro com que os hebreus despojaram os egípcios (Gn 12:35,36), ou era fruto do pó de ouro daquela região.

Arão, com um buril (instrumento para lavrar) moeu as argolas e formou o ouro em pó, e lançou este pó ao fogo, para fundi-lo e fazer o bezerro de ouro.

Moisés fez o processo inverso de Arão, para apurar o ouro em pó, e mistura-lo a água, e fazer o povo beber desta água contaminada (Êx 32:3,4,20).

TRANSTORNADOS

"Eis que virei a ti numa nuvem escura... Todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente" (Êx 19:9,18).

Nuvem escura significa uma combustão de reagentes químicos apropriados, como o enxofre, o ácido sulfúrico, e outros, com a água e com o ouro em pó.

Moisés entrou pelo meio da nuvem e subiu o monte; e lá permaneceu quarenta dias e quarenta noites (Êx 24:18).

Moisés estava numa fenda da penha, encoberto pela mão de Deus, quando a glória de Deus passou (Êx 33:22).

Certamente, de uma forma ou de outra, Moisés foi afetado por esta combustão.

Moisés enfureceu-se quando, após descer do monte Sinais, viu o bezerro de ouro feito pelos hebreus, com a autorização de seu irmão Arão, e o povo dançando a volta do bezerro. E indignado ele quebrou as tábuas da lei ao pé do monte.

E queimou o bezerro de ouro, e a seguir o moeu. E pegando do pó o misturou as águas, e fez o povo beber desta mistura.

"E quando Moisés viu que o povo estava nu (porque Arão os havia despido para vergonha entre seus inimigos), então Moisés se colocou na porta do acampamento e disse: Quem está do lado do SENHOR? Que ele venha a mim. E todos os filhos de Levi se achegaram a ele. E ele lhes disse:

Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Ponha cada homem a sua espada sobre o seu lado, e entrai e saí de porta em porta em todo o acampamento, e mate cada homem ao seu irmão, e cada homem ao seu amigo, e cada homem ao seu próximo. E os filhos de Levi fizeram conforme a palavra de Moisés, e caíram do povo naquele dia em torno de três mil homens " (Êx 32:25-28).

Moisés enfurecido quebrou as tábuas da lei. Moisés enfurecido fez o povo beber uma mistura de água e pó de ouro (contaminado). Moisés em fúria tirou satisfação de Arão.

Arão fez com que o povo ficasse nu. Moisés mandou os levitas matar a seus irmãos, amigos e vizinhos. Moisés poupou ao seu irmão Arão. Os hebreus estavam alucinados e não reagiram a ordem de Arão, e ficaram nus...

... estaria Moisés, Arão e o povo na plenitude de suas faculdades mentais?

O MONTE SINAI TREMEU

Disse Immanuel Velikovsky em seu livro "Mundos em Colisão" páginas 86,87:

Nos dias que foram dadas as tábuas da Lei a Moisés, no monte Sinai, enquanto o monte fumegava e tremia, o povo ao pé deste monte, sentiu-se inseguro ao pisar o solo, e percebia que uma força invisível os suspendiam para cima.

A presença de um corpo celeste no alto (Vênus) causou este fenômeno e esta sensação, devido a um descompasso gravitacional.

420 anos antes de Moisés tal fenômeno foi sentido pelos compatriotas de Jó:

"... até a meia-noite, os povos são perturbados e passam, e os poderosos são tomados por força invisível" (Jó 34:20 - SBB ed 1955).

Se um tremor de terra deixa as pessoas em pânico, imagine-se então se ao mesmo tempo ocorrer que tais pessoas se sintam puxadas para cima, como se flutuassem (levitação).

ÁGUA CONTAMINADA

Por que e qual foi a finalidade de Moisés, após este árduo trabalho de moagem, para fazer o seu povo beber desta água contaminada ?

Havia mais 2 milhões de hebreus seguindo a Moisés no deserto.

Como então identificar os idólatras que adoraram o bezerro de ouro ?

- Aguardar os que iriam ficar doentes, e matá-los à espada.

É sabido que uma pessoa em paz com Deus, resiste à doença:

“Se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum” (Mc 16:18).

Nenhum hebreu que tomou desta água morreu a seguir; mas, é dito que o povo estava despido, nú (desenfreado), logo após beber desta água.

Possivelmente os que idolatraram foram acometidos de alucinações e sentiram queimação ou erupções cutâneas a ponto de ficarem nus, tão logo beberam da água contaminada.

Ou, em estado letárgico, após beberem da água contaminada, não reagiram a ordem de Arão para que ficassem nus. Neste caso, esta ação de nudez ocorreu logo após Arão ter enfrentado a ira de Moisés contra ele, e tentando se redimir, Arão tomou esta atitude infame.

Moisés mandou os levitas matá-los, e cerca de 3000 morreram, pela espada de seu parente ou amigo (Êx 32:25-29).

QUEIMA OU NÃO QUEIMA?

A coluna de fogo não queimava, tão somente brilhava para iluminar o caminho a percorrer a noite, pelos hebreus no Sinai.

Esta coluna de nuvem era um fenômeno que se formava pela atração do pó do Sinai e nuvens da Terra, por Vênus. Elas afunilavam em direção aos céus, semelhante a um tornado. De dia era nuvem afunilada (coluna) e de noite esta coluna refletia a luz de Vênus.

"... o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés" (Naum 1:3).

Por 40 anos Terra e Vênus orbitaram juntas, a uma certa distância, mantendo as mesmas faces, voltadas uma para a outra, e ambos os planetas girando em torno de suas faces.

A atração gravitacional era igual a repulsão, como ocorre com a Terra e Lua.

Por três vezes, ambos os planetas estiveram muito próximo, nos quarenta anos, e quase se chocaram.

Isto ocorreu em 1443, quando o mar Vermelho teve suas águas separadas, e estas águas se elevaram a mais de dois mil metros de altura, formando dois paredões de água.

A seguir, no monte Sinai, quando Moisés recebeu as tábuas da Lei.

E por fim, em 1403, quando as cidades de de Hesbom e Basã foram incendiadas, e também quando a Terra parou por um dia inteiro, a pedido de Josué, e uma imensidão de meteoritos caíram em Bete-Horom, matando milhares de amorreus (Js 10:11).

Se Vênus e Terra se chocassem provocaria a morte de todas as espécie de vida. Provocaria tsunames e terremotos por toda a parte, e eclodiriam milhares de vulcões e ... fogo

Este fogo da destruição total acontecerá pouco antes do Juizo Final (Ap 20:9),(2Pe 3:12).

"Este grande fogo não vereis mais, para que não morra" disse Deus a Moisés (Dt 18:16).

"porque o SENHOR descera sobre ele em fogo" (Êx 19:18).

No penúltimo ano do Êxodo quando morreu Arão, em 1404 a.C. os israelitas se apossaram das terras e bens dos amorreus, ao vencerem os reis de Hesbom e de Basã e várias de suas cidades também foram queimadas (Nm 21:21-35).

Varias cidades dos amorreus foram queimadas por fogo vindo dos céus (de Vênus), conforme o que diz a Midrash:

“A luz brilhante de Vênus (Noga) fulgura de uma ponta a outra do cosmo”.

(Midrash Rabba, 245ª, onde os poetas descrevem o fogo que saia de Hesbom, Ar, Arnom e Medeba, no fim do Êxodo).

A CONTAMINAÇÃO

No Êxodo, a Terra estava aprisionada no círculo gravitacional de Vênus.

Uma nuvem se esgarçava de Vênus até a Terra; e ela era uma coluna de nuvem de dia, e uma coluna de fogo de noite (Nm 14:14).

Ela não queimava e nem produzia calor, mas, tinha uma forma de fogo.

Portanto, haviam gases reflexivos nesta nuvem, que refletia a luz de Vênus.

De que gás esta nuvem era composta para refletir esta luz ?

Vênus é coberto por uma camada opaca de nuvens de ácido sulfúrico altamente reflexivas.

Essas nuvens refletem de volta para o espaço cerca de 60% da luz do Sol que incide sobre elas.

Este ácido sulfúrico contaminou o ouro em pó, na nuvem, e quando misturado á agua, e bebido, fez enlouquecer os hebreus.

A pele do rosto de Moisés resplandecia, quando ele desceu do monte Sinai, após ter visto, de dentro de uma fenda, a glória do Senhor passar (Êx 33:22 , 34:29).

Essa glória que passava era Vênus.

O pó de ouro (ou pirita: ouro dos trouxas) advindo de Vênus flutuando no ar, numa nuvem (sob o efeito da luz de Ashen em Vênus), e aderindo à pessoa que está em contato com ela, faz resplandecer a face de quem se contaminou com esta nuvem.

Tanto é assim que, tempos depois o rosto de Moisés voltou ao normal.

A abundância de ouro nos 40 anos do Êxodo está a indicar que era ouro em pó, ou não era ouro verdadeiro ( pirita ou “ouro dos trouxas”).

Na saída do Egito, em 1443 a.C., os israelitas "pediram" aos egípcios que lhes dessem os seus vasos de prata e de ouro; e eles os despojaram, sem sofrerem qualquer represália (Êx 12:35,36).

Se fosse ouro bom, de valor, ou de verdade será que seria assim tão fácil ?

OURO, PIRITA OU EXÓTICO ?

O mais alto pico de Vênus é o Maxwell Montes, na “Ishtar Terra”.

As montanhas “Aphrodite Terra” estendem-se por quase metade de todo o equador de Vênus.

Imagens da (sonda) Magalhães das regiões montanhosas acima de 2,5 km são usualmente brilhantes, característico de solo úmido.

Entretanto, água líquida não existe na superfície, e não pode ser responsável pelas regiões montanhosas brilhantes.

Uma teoria sugere que o material brilhante pode ser composto por complexos metálicos.

Estudos têm mostrado que o material pode ser pirita (também conhecida como "ouro dos trouxas").

Ela (a pirita) é instável (flutuante) nas planícies, mas poderia ser estável nas montanhas.

O material também poderia ser algum tipo de material exótico que forneceria os mesmos resultados mas em concentrações mais baixas.

**************************************************

o livro FIM DOS TEMPOS: O ENCOBERTO DESCOBERTO

está à venda na editora http://www.clubedeautores.com.br/

várias páginas deste livro podem lidas no site abaixo:

serhttps://www.recantodasletras.com.br/autores/darciubirajara

contatos por e-mail: darcijara@yahoo.com.br

contatos por celular: 51.984358252 (Tim)

************************************

Darci Ubirajara
Enviado por Darci Ubirajara em 16/11/2010
Reeditado em 31/03/2020
Código do texto: T2618294
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.