HYPOMONÊ
PALAVRAS DE VIDA
Pastor Serafim Isidoro.
SUPORTAR – HYPOMONÊ
“Feliz o homem que suporta com perseverança a tentação – peirasmos – porque depois de ter sido aprovado receberá a coroa da vida”... – Tg.1.12.
A natureza humana tem defesas contra tudo o que lhe venha perturbar o equilíbrio, seja este emocional, físico ou espiritual, inclusive a morte. Tal defesa propicia-nos a subsistência, o viver diário e a propagação da espécie. Tentações, lutas e doenças são resistidas tão logo se manifestem. Modernamente estabeleceu-se uma filosofia teológica do não sofrimento, do questionamento quanto a uma vida que pareça derrotada, firmando-se a doutrina da prosperidade cristã.
O Mestre declarava que haja duas distintas espécies de religião: a da doutrina dos homens, e a da doutrina de Deus – Mt. 15.19. Como se não bastasse, Paulo apóstolo advertia que se tenha cuidado contra a doutrina – ensinos – de demônios – I Tm. 4.1. No emaranhado religioso moderno, desfigurou-se o cristianismo, tornando-se como que mais acessível às massas, facilitando-se o caminho que era estreito e alargando-se um pouco a porta da salvação. Religião conveniente, apetitosa ao sabor de uma lógica humana, racional. Prosperidade. Rejeição a tudo o que perturbe a estabilidade e o bem estar.
Houve então uma avalanche de adeptos a essa filosofia cristã moderna, de sorte que os templos e as novas denominações do cristianismo estão abarrotadas por pessoas em busca de um sucesso que lhes é prometido aos gritos. Voltemos, entretanto, nossa atenção à Nova Aliança, a segunda parte da Bíblia, ao cristianismo primitivo, original. A diferença doutrinaria é gritante, absurda, incompatível. Os principais personagens ensinadores daquele autentico cristianismo pregam submissão a Deus, ao sofrimento, a não suficiência humana e terrestre. Destaca-se o escopo de ensinamentos sublimatórios, beleza inconfundível de vida interior e de esperança para um futuro compensatório eterno.
Tiago, colocado como escritor de uma carta universal, não economiza termos ao se referir a uma vida pratica cristã. Usa o termo Greco-koinê HYPOMONÊ, tão rico em expressão que necessita de três palavras portuguesas, na versão A.R.A. para traduzi-lo: “Suportar com perseverança”... a tentação – PEIRASMÓS – teste, prova, experiência. Este termo HYPOMONÊ define o que seja uma vida cristã normal. Barnabé, fiel companheiro amigo de Paulo, disse que: “Por muitas provações – PEIRASMÓS – nos importa entrar no reino de Deus”.
Suportar é antônimo de contestar, questionar, rebelar-se. Os adeptos do neo-cristianismo da prosperidade não se reportam ao Novo Testamento, usando de preferência pregações, ensinos e preceitos da Velha Aliança, da qual nada temos a ver, já que somos gentios – não judeus. Tal fato se dá porque o Cristo, o Messias, Jesus é a pedra de tropeço nos Seus ensinos acerca da porta estreita e do caminho apertado, difícil. Ensino da renúncia, das aflições impostas aos verdadeiros cristãos. Do entesourar-se no céu, onde a traça e a ferrugem não corroem as riquezas.
Só Jesus.
O Pr. Th. D. Honoris Teologia, D.D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br
No Google: serafim Isidoro – recanto das letras.