Você já tem uma missão definida?
Por Sonia Jordão
“É necessário que o mundo depois de ti seja algo melhor porque tu viveste nele”. (Stanley)
Vejo muitas pessoas e organizações que não têm uma missão, ou seja, não possuem uma razão para viver. Por isso não sabem como agir quando determinada situação exige alguma mudança ou quando ficam sozinhos. É fundamental responder à pergunta: qual é o propósito de permanecer vivo? A resposta será sua missão.
Um dia escutei a frase citada no início e a achei maravilhosa, a partir daí passei a pensar no que poderia fazer para que o mundo fosse melhor, como deixar minha marca? Busquei me conhecer para ver se minhas ações eram as mais corretas. Com o passar dos anos, vi que primeiro precisava mudar a mim mesma, tornar-me uma pessoa melhor e hoje acredito que até morrer buscarei melhorias em meu comportamento e em minhas atitudes. Quero desenvolver e valorizar minhas virtudes e minimizar meus defeitos. Acredito que o maior desafio do ser humano seja a melhoria contínua.
Deve existir um sentido melhor para nossas vidas, podemos, por exemplo, aprender a amar melhor, a sermos menos egoístas. Precisamos economizar mais em prol do meio ambiente, agirmos menos segundo a “lei de Gerson”, parar de dar um jeitinho. É fundamental respeitarmos mais o próximo, melhorar nossos relacionamentos e aprendermos a administrar bem os conflitos.
Quando temos consciência de que, através do trabalho, realizamos algo para cumprir nossa missão ficamos motivados e desenvolvemos uma força extra, capaz de nos mover rumo ao “cume da montanha”. Então, as dificuldades encontradas serão como simples pedras no meio caminho.
Pessoas como Mahatma Ghandi, Irmã Dulce e Nelson Mandela lutaram com todas as suas forças para cumprirem suas missões. Era o que os levava a não desistir nunca e a resistir a qualquer tipo de pressão. Podemos não ter uma missão tão nobre como a dessas pessoas, mas o importante é que encontremos um sentido para nossa existência.
Minha missão continua sendo fazer deste um mundo melhor. Como o mundo é muito grande, pensei em lutar para que o Brasil seja melhor.
Quando fui analisar melhor, cheguei à conclusão que isso também é muito para mim. Então, pensei em fazer a minha parte ajudando a motivar os profissionais, mostrar a importância de eles agirem de forma ética, serem melhores líderes e profissionais cada vez mais competentes em suas áreas de atuação. Acredito que dessa forma teremos empresas melhores, possivelmente cidades melhores e, conseqüentemente, um país melhor.
Não adianta nada escrever uma missão bonita e não lutar por ela. É importante divulgar a missão, assim os outros poderão te ajudar a atingir seus propósitos. Nas organizações, além de definir, é preciso comunicar a todos os colaboradores qual a missão e verificar se a entenderam. Caso contrário, eles serão como simples máquinas, executando o que lhes é indicado, mas sem saberem por que e para quê. Vejam abaixo alguns exemplos:
• Os funcionários de uma empreiteira trabalhavam felizes porque não estavam simplesmente construindo uma nova estrada. Estavam levando o progresso para uma pequena cidade do interior.
• Ajudantes de pedreiros cantavam enquanto trabalhavam. Eles não estavam fazendo e carregando concreto, mas sim construindo uma escola e, conseqüentemente, ajudariam a melhorar a educação dos jovens daquela cidade. Enquanto um pedreiro coloca um tijolo na parede outro constrói uma catedral.
Procuro fazer a minha parte, pois acredito que se cada um fizer o que estiver a seu alcance, teremos sim um mundo melhor de se viver. Para ajudar na minha missão, meu site não mostra somente o que faço. Nele estão disponibilizados artigos de diversos profissionais, inclusive de alguns que podem ser considerados meus concorrentes (hoje são mais de 40 artigos de 26 autores diferentes), com o intuito de ajudar as pessoas a serem melhores profissionais.
E você já tem sua missão? Está agindo de acordo com ela ou é uma missão só para os outros verem? O que está fazendo para divulgar seus propósitos?
Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante, consultora empresarial e escritora. Autora do livro “A Arte de liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado”, e dos livros de bolso “E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo” e “E agora, Lívia? – Desafios da liderança”.
Sites: www.soniajordao.com.br, www.tecernegocios.com.br, www.umnovoprofissional.com.br, www.tecerlideranca.com.br, www.editoratecer.com.br.
e-mail: contato@soniajordao.com.br
Blog: http://soniajordao.blogspot.com
Siga-me no twitter: http://twitter.com/soniajordao