Dia de todos os Santos e Defuntos...
Dia 01 de Novembro: Dia de Todos os Santos e
Dia 02 de Novembro: Dia dos Fieis Defuntos
Dia 1º. de novembro: Dia de Todos os Santos
Desde o início a Igreja buscou valorizar todos os fiéis que aderiam a fé em Jesus ou os que entregavam suas vidas defendendo Jesus Cristo e assim as comunidades cristãs ganhavam coragem e esperança para vencer as perseguições dos Imperadores.
Os cristãos eram conhecidos no início como anjos para dizer que estavam dando continuidade ao Evangelho de Jesus e ao Bem que ele motivava para a vida. Com o tempo, começaram a ser chamados de seguidores de Jesus e aí que nasce o nome, Cristãos. Paulo e Barnabé foram chamados de Cristão em Antioquia, na Síria (Atos 11,26).
O nome Cristão tinha um peso na sociedade daquela época e quando alguém se dizia Cristão era porque ele concordava com os ensinamentos de Jesus e os coloca em prática. Esse nome ameaçava os poderes políticos e religiosos que logo recordavam o tal Jesus, que se dizia o Filho de Deus e que havia criticado a forma que eles governavam oprimindo o povo.
Depois da morte de Cristo, não demorou muito para que os primeiros seguidores de Jesus ou os Cristãos começassem também a serem Martirizados. Mártir, aquele/a que doa a sua vida defendendo a fé em Jesus ou por uma causa coletiva que atinge toda a sociedade.
Os primeiros Mártires da era cristã foram as crianças assassinadas pelo mandato de Herodes que pensava em matar Jesus ainda pequeno.Quando Heródes ouviu dizer que havia nascido o Rei dos Judeus, se sentiu ameaçado.
A comunidade cristã desde sua infância, sofreu ameaças, perseguições e mortes constantemente. Os grupos sofreram com as perseguições de Nero, Vespasiano e de Domiciano,Imperadores Romanos da época.
Neste periodo os cristãos descobriram novas formas para se encontrarem e celebrarem os cultos que aconteciam nas conhecidas Catacumbas, lugares que serviam de esconderijos subterrâneos para os cristãos encontrar e alimentar a fé. E quando um da comunidade era assassinado por ser cristão, eles traziam para a catacumba fazendo o sepultamento e a partir deste momento ele ou ela seria lembrado como exemplo e testemunho de vida para os demais. Aqui começa com o termo Santo/a.
O dia de Todos os santos lembra todos os santos e santas da Igreja os Canonizados e os que ainda não são reconhecidos pela mesma, mas que o povo o canonizou. No Brasil o caso mais conhecido de veneração é do Padre Cícero, ou Padinho Cícero como é conhecido. Ele não é canonizado ou reconhecido, mas as pessoas o vêem como Santo. É claro que podemos encontrar outros casos que nós nem conhecemos.
Hoje, nós cristãos/ãs devemos redescobrir de novo este nome Santo/a. Para muitos na atualidade o Santo/a é sinônimo de ingenuidade. É aquele/a que reza 24 hs. Muitos não conseguem perceber que a vida é uma contínua oração. ORAR + AÇÃO: Orar, recordar os ensinamentos de Jesus. Ação colocá-los de uma forma prática na comunidade e sociedade. Isso não desvaloriza a Oração, mas dá um novo sentido.
Santos/as são todos aqueles/as que entendem a vida como um bem que está para o bem. Defender a vida dos menos favorecidos e promovê-los é ser Santo. Negar esta atitude é também deixar de ser Cristão. O cristão ou o santo é contra todo tipo de alienação, opressão e exploração. Para compreender isso, somente lendo a vida de Jesus.
Dia 02 de Novembro
Desde o Séc. I, os Cristãos rezavam pelos falecidos e costumavam visitar os túmulos dos mártires nas Catacumbas para rezar pelos que morreram. No séc. IV, já encontramos uma celebração que faz Memória aos Mortos.
No séc. V a Igreja começa a guardar esse dia anual que é o dia 02/11 para recordar e rezar por Todos os Falecidos e essa data é um dia depois da celebração de todos os santos que recorda todos os que não são reconhecidos oficialmente como santos. Por isso que o dia dos fieis defuntos quer recordar todos os que faleceram.
A igreja recorda o dia dos fieis de defuntos e não o dia dos finados pelo significado que estas palavras trazem dentro do mundo cristão. Quando se fala na palavra finado se recorda do fim da pessoa. A palavra finado significa, “aquele que teve fim”. Na palavra defunto se encontra outro sentido porque a palavra defunto significa “aquele que cumpriu a sua missão na terra”.
Diante disso o cristão acredita na força da vida que gera vida e supera a morte. Celebrar o dia dos fieis defuntos não é para celebrar a morte de nossos familiares e amigos e sim um momento de reflexão e meditação sobre a nossa própria vida. É para não acostumarmos com a nossa vida e termos consciência que todos passarão por este mesmo momento de Morte.
Por isso, nada melhor de que tomarmos essa consciência em vida para sairmos e tirarmos as pessoas do caminho da morte antecipada. Isso deve nos questionar. Nós podemos ser mortos vivos. Tudo depende de como nós nos acomodamos frente a tantas mortes físicas diante de nossos olhos e nós nem reagimos para salvar a vida.
A morte é algo natural do ser humano, mas podemos viver e prolongar mais a nossa vida. Ou será que eu ainda acredito que as mortes de milhares de crianças, adolescentes e jovens que estavam no mundo das drogas e na violência são aceitas por Deus?
A minha fé cristã nesse dia que a igreja recorda os fieis defuntos deve me levar a questionar as maiores causas de mortes hoje em nossa cidade qual é? Para atualizar: de Janeiro até Outubro de 2010, segundo as estatísticas 870 adolescentes e jovens foram assassinados em Várzea Grande e Cuiabá.
Isso é aceito por Deus ou por Nós? Se nós não aceitamos estas mortes nos coloquemos na proposta de Jesus “que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10).