Educação vem de berço...
Educação vem de berço...
Já foi o tempo em que os pais se preocupavam sozinhos com a educação de seus filhos, que os exemplos de dentro de casa serviam de base para uma educação eficiente.
E sabem para quem isso está sendo transferido? Escola, isso mesmo, é cada vez mais cedo que os pais estão deixando a educação de seus filhos integralmente a cargo das escolas. Não estou falando de ler e escrever não, estou falando de tudo, hoje são as escolas que estão arcando com a grande responsabilidade de formar cidadãos em toda amplitude da palavra e isso acontece muitas vezes pelo despreparo dos pais da nova geração.
Com a correria do dia a dia os pais e mães cada vez mais ausentes, transferem para as escolas toda responsabilidade dos ensinamentos básicos que formam o caráter de nossas crianças. Estou falando de básico mesmo, de higiene pessoal à religião, de princípios de comportamento à vida em sociedade e isso tem que ser discutido com maior dedicação por todos.
A omissão por parte de certos pais chega a extremos perigosos, é certo que a escola de qualidade se propõe a educar crianças para a vida, mas é de importância vital que os pais não se omitam às suas tarefas básicas na educação de seus filhos, principalmente no que diz respeito a bons costumes elementares a toda e qualquer convivência em sociedade.
É inclusive comum ver escolas abrigando filhos de mães que não trabalham fora e que tem condições financeiras mais que suficientes para ficarem com seus filhos, mas optam por deixá-las aos cuidados de uma instituição de ensino. Quando não é possível que a escola cuide em tempo integral, muitas crianças ficam sob os cuidados de babás que permitem o acesso livre aos mais variados tipos de entretenimento infantil ou não, desnorteando ainda mais a já conturbada formação de nossas crianças.
É necessário que nos debrucemos sobre esse assunto com o maior cuidado possível, pois é imprescindível a presença de pais e mães na formação do caráter de cada indivíduo. A falta dessa referência pode ser fundamental nesse processo e não podemos vir mais tarde a culpar educadores por uma função social que é nossa, inclusive penso que o reconhecimento pelo esforço desses profissionais está muito aquém do merecido, seja ele social ou mesmo financeiro.
A construção do caráter de uma criança, a condução de seus atos, os ensinamentos que estão sendo deixados de lado nos dias atuais, poderão, ou melhor, certamente farão falta no futuro. A responsabilidade dessa educação é nossa, pais e mães precisam entender isso o mais rapidamente possível, sob pena de não podermos responsabilizar quem quer que seja por falhas na formação de adolescentes e jovens problemáticos, já que o ditado popular é antigo, mas ainda é verdadeiro, a educação vem de berço...
Adilson R. Peppes.