Controlador preso, pilotos livres...A justiça é mesmo cega...

Acidente com o avião da Empresa Aérea Gol, a justiça é mesmo cega...

Fico me perguntando incessantemente se algumas coisas que acontecem aqui no Brasil, não teriam desfecho totalmente diferente se ocorrido em outros países. Não consigo entender porque a justiça brasileira dá tratamento diferenciado a casos extremamente semelhantes.

O que me chamou a atenção nesta semana foi a condenação do controlador de vôo Jomarcelo Fernandes dos Santos, no caso do acidente com o vôo 1907 da Empresa Aérea Gol na rota Manaus/Brasília.

Bom pra começar devemos nos lembrar que esse acidente ocorreu em 29 de Setembro de 2006, portanto se arrasta por mais de 04 anos, uma agilidade judiciária de causar inveja a qualquer tartaruga marinha. Seguindo-se a isso vamos relembrar os fatos para que os nobres leitores possam acompanhar o meu singelo raciocínio.

Dois pilotos americanos, Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, vem ao Brasil, o pais das maravilhas, para buscar um jato legacy, até aí tudo dentro da normalidade.

Mas na volta, por se acharem auto-suficientes, aliás, como a grande maioria do povo americano, ignoram o plano de vôo que lhes foi dado, mudam a altitude em que deveriam estar voando e desligam o transponder, equipamento imprescindível para aviões do porte do jato que pilotavam.

Além de tudo, ainda não respondem aos contatos feitos pela torre de controle, batem no avião da Empresa Aérea Gol, derrubam esse avião, mais de 150 pessoas morrem em conseqüência dos atos desastrosos desses pilotos e quem é condenado no Brasil? O controlador de vôo é claro... È a parte mais frágil do processo, a corda sempre se rompe do lado mais fraco, sempre foi assim, é melhor mandar um brasileiro para cadeia, mesmo que inocente, que criar qualquer tipo de mal estar com os americanos, imaginem, longe de nós aquele arsenal todo...

Inclusive os tais pilotos foram tratados como heróis em seu país, salvaram os tripulantes do jato legacy com extrema habilidade, mas e os brasileiros que morreram na queda do avião da Empresa Aérea Gol? Para os americanos, mero detalhe, famílias destroçadas, filhos órfãos, homens e mulheres viúvos, isso não tem a menor importância por lá, porque são acima de tudo nacionalistas ao extremo, valorizam suas coisas, sua gente, seu país.

Isso é um absurdo, mais uma aberração da nossa justiça, culpar e condenar um brasileiro por atos no mínimo inconseqüentes de pilotos americanos é realmente o fim da picada...

Isso só vem demonstrar mais uma vez a disparidade, a desigualdade com que a justiça brasileira trata os casos nesse país, fica aqui a minha indignação e queria compartilhar com os caros leitores a minha condição, de revolta, de incompreensão e um apelo a todos os envolvidos em mais esse episódio, isso tem que acabar, é impossível que se cometa mais uma injustiça nesse país, pensem nisso...

Adilson R. Peppes.

Adilson R Peppes
Enviado por Adilson R Peppes em 27/10/2010
Reeditado em 19/11/2014
Código do texto: T2581203
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.