Estudantes visitam Museu
Benguela, 03/10– Perto de cinquenta estudantes finalistas do Centro dos Cursos Pré-Universitários (Puniv) no município da Baia Farta, a 25 quilómetros a Sudoeste de Benguela, visitaram sexta-feira, o Museu Regional de Etnografia, no Lobito, para se inteirar do seu funcionamento e historial.
Uma fonte ligada a organização disse ao repórter PM, que a iniciativa enquadra-se no programa extra-escolar daquela unidade de ensino, por formas a melhor ilustrar aos educandos os aspectos práticos dos teóricos.
No mesmo dia os estudantes realizaram uma excursão a zona turística da praia da Restinga, onde se prevêem outros atractivos.
O PM apurou que, o Museu Regional de Etnografia apresenta-se num avançado estado de degradação, necessitando de rápida intervenção em termos de reparação, apetrechamento e ainda, uma autonomia orçamental que lhe permita o cumprimento dos planos investigativos e todo exercício inerente a actividade museológica.
No entanto o Governo tem elaborado um projecto de reabilitação avaliado em um milhão de dólares americanos, que carece de financiamento.
O Museu de Etnografia tem actualmente cerca de 1513 peças de varias regiões, destacando-se a região cokwe.