O "NÃO" É ESSENCIAL

O Poder do "NÃO"

O "NÃO" É ESSENCIAL

Pode parecer estranho, um sujeito até "acusado" de ser extremamente otimista, como o Editor deste Blog do Varejo, fazer a apologia do "NÃO", assim, de forma maiúscula. Mas, basta um pouco de maturidade e ter sido filho atento, e depois ser pai interessado, para ficar bem fácil de entender o "NÃO" como exercício de autoridade. Podemos até viajar pelos textos sagrados onde se repisa que o "SIM, SIM e o NÃO, NÃO"(Seja, porém, o vosso falar: SIM, SIM; NÃO, NÃO; porque o que passa disto é de procedência maligna''. Mateus 5 : 37).

Vamos replicar aquí um ótimo post do blogueiro João Cyrino, de Jataí/GO - Brasil, 17 anos, no Recanto das Letras( http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/2512884 ), num trecho em que comenta a demissão do reconhecido e competente treinador Dorival Jr., do Santos Futebol Clube, por punir o jovem Neymar de modo severo. Neymar, contra o Atlético Goianiense, protagonizou cenas absurdas, em que ofendeu o supracitado treinador, o capitão de sua equipe, Edu Dracena...Diante disso o treinador que talvez mais entenda de futebol como um todo dentre os que atuam hoje no campeonato brasileiro, Renê Simões, disse ( http://www.youtube.com/watch?v=-HatT-V0aag&feature=related ):

- Mas hoje eu vou dizer pra você que eu estou decepcionado. Decepcionado! Eu trabalho no futebol a minha vida toda, desde garoto no futebol. Eu poucas vezes vi alguém tão mal educado desportivamente quanto esse rapaz, Neymar. Eu trabalhei muito com jovens, a minha vida toda venho acompanhando, eu acho que ta na hora de alguém educar esse rapaz ou nós vamos criar um monstro! Nós estamos criando um monstro no futebol brasileiro em nome dessa arte de jogar futebol que eu sou totalmente partidário, acho que quem tem qualidade tem que fazer. Nós estamos criando um monstro! Ele é um senhor todo-poderoso em campo e que ninguém está fazendo absolutamente nada. (...) Mas disse a ele (ao árbitro Leandro Vuadem): 'Você tem que fazer parte dessa educação e tem que dar cartões quando ele se jogar'. Depois o que esse rapaz falou para o capitão da equipe dele é de uma falta de educação que poucas vezes eu vi. Ou nós vamos começar a educá-los... E eu me lembro muito bem quando o Dorival fez uma punição a todos os garotos e todo mundo foi contra, dizendo que o Dorival estava punindo o Santos e eu abri a minha boca dizendo que o Dorival estava certíssimo, que assim é que se educa um jogador, que se cria um homem, que se cria um grande jogador. Por enquanto ele (Neymar) não é um homem, não é um grande jogador: É um projeto disso tudo...Então tem que alguém educar esse rapaz pelo bem do futebol brasileiro, porque senão ninguém vai segurar mais, vai-se criar um monstro, vai-se perder por aí, porque o que ele fez hoje não é da gente nem não ter nem gosto pelo futebol. Hoje fiquei decepcionado.(...) Muito feio! Absolutamente feio o que presenciei hoje na Vila Belmiro."

Depois do que pontificou o nosso amigo Renê Simões, pouco há mais para falar.

Já a atitude da Diretoria do Santos, que tinha tudo para reescrever a história do futebol brasileiro, nos faz lembrar do título daquele livro de Gabriel Garcia Marquez: A Crônica de uma Morte Anunciada. Ou até de outro livro: A Marcha da Insensatez, de Barbara Tuchman. Ficamos na torcida, na expectativa que o bom senso impere e que, já que Neymar não tem bons exemplos nas atitudes da direção do Santos, possa encotrar melhor direção entre familiares e amigos. Ah, que falta já nos faz Robinho, com sua cabeça bem equilibrada sobre os ombros...

( Eduardo Buys tt: @edubuys skp: edubuys)

Texto publicado originalmente no Blog do Varejo ( www.varejototal.zip.net ) e republicado no emulador de notícias diHITT ( http://dhtt.us/tOvb )

ps: assinamos embaixo recomendação de João Cyrino=> REFLEXÃO DO CASO ELOÁ ( http://pregacoesfn.wordpress.com/2008/10/29/reflexao-do-caso-eloa/ ) no Blog Pregações Francisco Nascimento ( http://pregacoesfn.wordpress.com/ )

Veja o 'desabafo' completo de Renê Simões no YouTube ( http://youtu.be/-HatT-V0aag )