Angola: Benguelenses assistem ao filme nacional “A Zungueira”
Benguela, 29/09 – Benguelenses assistiram recentemente ao filme angolano intitulado ´´A Zungueira``, que venceu o Primeiro Festival de Cinema e Vídeo Amador nas categorias de melhor filme argumento e interpretação, exibido no cine Monumental, em Benguela.
A Zungueira primeiro filme classificado de tal festival realizado recentemente, em Luanda pela Carel Filmes, teve uma grande aderência dos benguelenses que deixaram sem espaço a sala do cine Monumental e que motivados com a respectiva história enalteceram o actor e produtor da cena, Dorivaldo Fernandes.
No entanto, Dorivaldo Fernandes disse estar surpreendido e satisfeito pelo interesse e carinho demonstrados ao filme pelos telespectadores benguelenses, o que lhe motiva para continuar nesta senda.
Considerou que, o público está com sede e fome do cinema nacional e é nisto onde os artistas devem apostar em fazer cinema. Em vez de fazerem só teatro, têm de se dedicar também a produção cinematográfica angolana.
Para efeito, disse ser necessária haver formação relativa ao cinema no seio dos artistas angolanos, para que os filmes a serem produzidos tenham qualidade exigida.
Quanto ao título do filme, o actor disse dever-se a necessidade de haver muito respeito à mulher que pratica a actividade comercial ambulante, visto que algumas pessoas às vezes tendem a trata-la mal.
Acrescentou também que, o seu filme visa a valorização da mulher, com particular destaque para a zungueira, que disse, enfrenta diversos obstáculos no seu quotidiano para poder sustentar a si e a sua família.
Dorivaldo Fernandes é actor de teatro, televisão e cinema. O seu filme, que tem como tema principal a pobreza, já foi apresentando aos munícipes da capital do país, mormente dos bairros do Rangel, Sambizanga, Maianga e Ingombota.
O filme narra a história de uma jovem mulher zungueira (vendedora ambulante) que trabalha arduamente, passando por diversas dificuldades para alcançar os seus objectivos que se prendem fundamentalmente com o sustento da família.
Nos finais deste mês está previsto a exibição do filme, realizado por Olson Emanuel, aos munícipes do Lobito (Benguela) e posteriormente aos do Lubango, província da Huila.