FELINOS
FELINOS
Estamos quase na entrada do século XXI e ainda há pessoas que se iludem com o preconceito de que os gatos são animais traiçoeiros ou que são criaturas demoníacas. Infelizmente estas pessoas não vão a fundo ao caso, pois preferem ignorar a verdade sobre a origem desde preconceito.
Os felinos domésticos tinham o mesmo prestigio ou até mais que os cães, pois caçavam os roedores que destruíam nosso alimento e que transmitia certas doenças. Até que com a expansão da igreja pela Europa, esta enfrentou os cultos pagãos de certas regiões que adoravam a Deusa Freya, que tem como símbolo um felino e que por sua vez simboliza a fertilidade. A igreja da época espalhou o boato que os gatos são filhos do demônio e assim começou o mais absurdo dos preconceitos, persistindo até os dias de hoje.
Com a caça as bruxas e dos seus animais, os gatos, estes quase foram extintos e conseqüentemente houve um aumento da população dos ratos trazendo a peste para a Europa.
Saindo da história, para os fatos, os gatos quando são criados com carinho e com devidos cuidados sanitários, é excelente companheiro.
A respeito de que o gato é transmissor de muitas doenças, hoje em dia se sabe que é muito mais fácil contrair uma doença comendo um filé mal passado do que beijando um animal.
A respeito da transmissão da asma, o barulho que os gatos fazem, denominado "ronronar", nada mais é que uma demonstração de satisfação, enquanto que a asma em humanos é uma conseqüência de fatores genéticos e emocionais.
Para finalizar, antes de ter uma falsa idéia dos felinos, pense duas vezes, pois devido a sua morte no passado, milhões de europeus morreram de uma doença a qual poderia muito bem ser evitada, se nossos amigos felinos estivessem por lá.
André Zanarella 10/06/1991
.
Obs.: Papa Inocêncio VIII (1432-1492) colocou gato preto na mira da inquisição