DESCONFIANÇA À BRASILEIRA

Onde estão os fichas-limpas?
É difícil encontrá-los em Alagoas: todos os candidatos ao governo e 87% dos que concorrem ao Legislativo estão enrolados com a Justiça.
                                            Hugo Marques



Em geral chegamos a um balcão de algum Serviço Público já achando que vamos ser mal atendidos, ou que vão pedir "algum" para adiantar a solicitação que iremos fazer. Passa pela cabeça do povo, que todo ou quase todo Servidor Público gosta de levar alguma vantagem. É como diz o dito popular “Ladroeira em cargo público é como fogo em mato seco, fácil de começar e difícil de acabar".

Esta é uma afirmativa facilmente comprovada que vale para um país que todos conhecemos bem desde que ele e nós nascemos. Este fenômeno ajuda a explicar o movimento popular denominado”Ficha Limpa”. Em geral são poucas as Leis que são aprovadas em tão curto espaço de tempo. Esta foi uma exceção, graças à vontade e a pressão popular. É a sociedade organizada impondo sua vontade à um Congresso esdrúxulo e desmoralizado.

As novas regras para o jogo eleitoral estão valendo para as próximas eleições. Em quase todo o país a opinião pública foi contente para casa com o trabalho muito bem feito, já que a Lei da Ficha Limpa é de origem popular, então estão de parabéns todos os brasileiros.

Agora chega-nos a notícia de que na Paraíba, Estado nem sempre muito bem lembrado, que um Senador, um Deputado Federal e dez Estaduais tiveram seus mandatos impugnados, não podendo concorrer nas próximas eleições devido ao odor fétido exalado por suas fichas.

Além disto, o Deputado Ranieri Paulino, do PMDB,PB, exige que para ocupar cargos comissionados no governo estadual seja exigido ficha limpa.
Que não só o Poder Legislativo seja o único  a ser atingido pela presença dos fichas sujas, mas também os dos outros poderes: Executivo e Judiciário.

Com certeza não o seria, nem na Paraíba ou em qualquer outro lugar do Brasil ou do mundo. Pode-se argumentar que funcionários de carreira já estariam sujeitos a investigação, processo e punição por parte do Estado, o que tornaria dispensáveis novas formas de controle de suas honestidades.

Mas os ocupantes de cargo de confiança não estão subordinados às regras a que se subordinam os efetivos e os que ocupam cargos de confiança costumam não ser poucos. Como se percebe pela quantidade extraordinária de cidadãos nessa situação, na atual administração federal e nas estaduais em geral, sendo que atualmente, o número de ocupantes de cargo de confiança no Governo Federal, está muito acima dos outros governos.

Não é exagero, injustiça ou perseguição sugerir que os nomeados para esses cargos tenham suas fichas limpas e seu comportamento seja ilibado, sendo no entanto sujeito a algum tipo de controle independente de quem os tenha nomeado. Então não se pode esquecer o caráter amistoso da nomeação a ser realizada por pura confiança.

Seria exagero demasiado propor que amigos não sejam nomeados por amigos, mas nos parece que não é demais propor - como fez o legislador paraibano - alguma forma de controle externo para impedir  que as nomeações para estes cargos, sejam só por amizade, uma amizade às vezes tão cega, que não se permite ver os defeitos, só realçando as virtudes.

São quase  2:00 horas do dia  24 de setembro, foi  suspenso neste instante o julgamento, por ter acontecido um empate entre os membros do Tribunal. Este empate se dá principalmente pela demora  do Presidente da República em nomear um Ministro para a vaga existente, devido a aposentadoria do Ministro Eros  Grau, a princípio será  aguardada a nomeação do novo Ministro. Em verdade o PRESIDENTE da REPÚBLICA precisa governar e não fazer  comício, ja que ele  esta atrapalhando até decisão do S.T.F.

O autor  se sente  extremamente DESILUDIDO COM O ACONTECIDO.

Vamos terminar o texto com uma frase que sintetiza o que seja corrupção e ficha suja:


"A corrupção, em certo sentido, é produto da forma de vida de uma sociedade aquisitiva, onde domina o dinheiro e onde as pessoas são julgadas pelo que possuem e não pelo que são".
                                                   Odegard
                                             
 

                          













Ruy Silva Barbosa
Enviado por Ruy Silva Barbosa em 23/09/2010
Reeditado em 25/09/2010
Código do texto: T2515066
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.