O PMO – Project Management Office, tem o objetivo de conduzir, planejar, organizar, controlar e finalizar as atividades de um projeto que pode ser um BPO ou outro tipo projeto, cujo o qual existe a distancia entre os núcleos base e os remotos. O PMO fica dentro da chamada unidade organizacional que abriga pessoas com conhecimento de Gerenciamento capazes de prestarem todo o suporte necessário aos gerentes de frente e suas equipes. O PMO na verdade fica dentro dos QG – quartel geral como alguns o denominam, pois é onde se concentra as informações de controle.
Dentro das novas tarefas de projetos remotos ou de BPO o PMO torna-se necessário para que haja integração no momento de apoiar as atividades de gerenciamento de um projeto analisando dados, auxiliando em tomadas de decisões e por conseqüência a divisão das tarefas dos gerentes no que diz respeito a sobrecarga que existe em um BPO devido suas particularidades muitas vezes seja diferente de lugar para lugar quando há bases distantes e distintas dentro de um único projeto atendendo um único cliente.
Ser um PMO hoje dentro de um projeto merece ter como características a simplicidade, o bom relacionamento com todos, facilidade de dialogar e ouvir, interpretar situações imaginaria de alguma localidade distante onde a dificuldade é atípica dos grandes centros... Deve aceitar a realidade da empresa, do cliente e ate mesmo da região e ou do país, haja vista que cada um tem o seu parâmetro de qualidade e exigibilidade que devem ser respeitadas. Tem como função também de coordenar padrões de qualidade, auxiliar na priorização de recursos e feeling para capacitar profissionais que estão em outra função e que poderiam dar mais resultados em atuando em outra área do projeto, além de identificar e oferecer todo o suporte a gerencias de frente. Em fim, ser um PMO é na verdade torna-se uma plataforma de aconselhamento para gestores, gerentes e diretorias de um determinado projeto e ou BPO.
Abaixo o peso que um PMO tem dentro de um projeto.
No atual mundo coorporativo a alta é ter conhecimento em BPO, Outsourcing. Vagas garantidas e salários mais que satisfatórios para pessoas que buscam especialização em projetos. Quem aprecia um trabalho dinâmico e com constantes mudanças e frenéticas decisões quando se pensa ter acertado o caminho...
Esse é o novo mercado surgindo.
Dentro das novas tarefas de projetos remotos ou de BPO o PMO torna-se necessário para que haja integração no momento de apoiar as atividades de gerenciamento de um projeto analisando dados, auxiliando em tomadas de decisões e por conseqüência a divisão das tarefas dos gerentes no que diz respeito a sobrecarga que existe em um BPO devido suas particularidades muitas vezes seja diferente de lugar para lugar quando há bases distantes e distintas dentro de um único projeto atendendo um único cliente.
Ser um PMO hoje dentro de um projeto merece ter como características a simplicidade, o bom relacionamento com todos, facilidade de dialogar e ouvir, interpretar situações imaginaria de alguma localidade distante onde a dificuldade é atípica dos grandes centros... Deve aceitar a realidade da empresa, do cliente e ate mesmo da região e ou do país, haja vista que cada um tem o seu parâmetro de qualidade e exigibilidade que devem ser respeitadas. Tem como função também de coordenar padrões de qualidade, auxiliar na priorização de recursos e feeling para capacitar profissionais que estão em outra função e que poderiam dar mais resultados em atuando em outra área do projeto, além de identificar e oferecer todo o suporte a gerencias de frente. Em fim, ser um PMO é na verdade torna-se uma plataforma de aconselhamento para gestores, gerentes e diretorias de um determinado projeto e ou BPO.
Abaixo o peso que um PMO tem dentro de um projeto.
Função do PMO | % de PMOs onde função é importante |
Reportar status do projeto para a alta direção | 83% |
Desenvolver e implementar uma metodologia padrão | 76% |
Monitorar e controlar o desempenho do projeto | 65% |
Desenvolver competências dos funcionários, incluindo treinamento | 65% |
Implementar e manter um sistema de informações de projetos | 60% |
Prover aconselhamento à alta direção | 60% |
Coordenação entre projetos | 59% |
Desenvolver e manter um scoreboard de projetos | 58% |
Promover o gerenciamento de projetos na organização | 55% |
Monitorar e controlar o desempenho do PMO | 50% |
Participar do planejamento estratégico | 49% |
Prover mentoring para gerentes de projeto | 49% |
Gerenciar um ou mais portifólios | 49% |
Identificar, selecionar e priorizar novos projetos | 48% |
Gerenciar arquivos de documentação dos projetos | 48% |
Gerenciar um ou mais programas | 48% |
Conduzir auditorias nos projetos | 45% |
Gerenciar interfaces com clientes | 45% |
Prover um conjunto de ferramentas sem preocupação com padronização | 42% |
Executar tarefas especializadas para os gerentes de projeto | 42% |
Alocar recursos entre projetos | 40% |
Conduzir revisões pós-projetos | 38% |
Implementar e gerenciar um banco de dados de lições aprendidas | 34% |
Implementar e gerenciar um banco de dados de riscos | 29% |
Gerenciar benefícios | 28% |
Conduzir networking and environmental scanning* | 25% |
Recrutar, selecionar, avaliar e determiner salários para gerentes de projeto | 22% |
Esse é o novo mercado surgindo.