Por que o jornalismo é importante nos períodos eleitorais?

O jornalismo tem como missão, informar a uma população o que acontece na sociedade; e reportar os fatos ocorridos com seriedade e sem nenhuma interferência, interna ou externa. Em um assunto polêmico, como a política, os meios de comunicação têm que tomar um cuidado maior com a notícia. A possibilidade de ter várias opiniões distintas pode distorcer o que a matéria realmente quer passar para o seu público.

No período eleitoral, com um aumento expressivo de noticias sobre os candidatos, partido eleitorais e as intenções de voto, os veículos profissionais de comunicação têm que escolher o que é mais importante para se publicar, seja por sua relevância ou pela sua linha editorial. Com isso, muitas notícias ficam de fora da programação televisiva ou das manchetes dos jornais. A grande diversidade do interesse público faz com que nem todos sejam atingidos como o mesmo destaque e frequência e consequentemente, os envolvidos nas eleições se sentem prejudicados com a falta de divulgação.

A maior audiência, quando as pessoas procuram por informações, ainda é dos meios de comunicação de massa. Televisão, rádio e jornal têm grande influência na decisão de voto da população. A cobertura eleitoral feita por esses veículos é focada nas principais campanhas políticas e nos candidatos com maior preferência. Entretanto, a escolha por quem cobrir não é feita apenas com esses dados. A relação histórica criada entre os principais meios de comunicação e os partidos políticos, também é determinante para essa decisão. De outro lado, com a popularização da internet como um meio de comunicação, é mais fácil acompanhar o que está acontecendo com todos os candidatos aos cargos públicos. Sites, blogs – especializados, regionais ou sindicais – e redes sociais estão ganhando cada vez mais força e participando ativamente nas eleições. Porém, é importante saber quem são os responsáveis por essas novas ferramentas. Diversas páginas na internet são contratadas e mantidas para publicar determinadas notícias (às vezes mentirosas) para benefício próprio. Por isso, os meios tradicionais de comunicação ainda detêm uma maior credibilidade nas informações.

No entanto, a imprensa brasileira já esteve envolvida em notícias (verdadeiras e mentirosas) de escândalos políticos. Casos como o suposto favorecimento das Organizações Globo ao candidato Fernando Collor nas eleições presidenciais de 1989; e a censura ocorrida ao jornal Estado de São Paulo por parte de José Sarney no ano de 2009. Além de outras tantas ocasiões.

O jornalismo político no Brasil, de fato, só atua ativamente nos períodos eleitorais. O que deveria ser diferente. Também é importante informar a população sobre o que os seus candidatos estão realizando após as eleições. Acompanhar e fiscalizar as ações prometidas pelos partidos deve se tornar o principal foco da imprensa política. Afinal, o jornalismo tem como papel, informar e formar opiniões, sempre fornecendo à sociedade informações sólidas — que atendam todos os lados da notícia — para a tomada de decisões.

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Texto feito para a aula de Informação e Formação de Opinião da Faculdade de Jornalismo.

William Nunes
Enviado por William Nunes em 08/09/2010
Código do texto: T2486620
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