Vamos falar de Marketing?

Bom, quando falamos em marketing muitos logo pensam em propaganda. Mas marketing é muito mais que isso. Simplificando, é entender os desejos do cliente, desde a qualidade e o preço que ele espera do produto, até a forma como a sua loja ou ponto de exposição desse produto está “arrumada”. Agora dentro disso, quero chamar a atenção para uma parte do marketing que vem ganhando espaço, e muita gente ainda nem sabe o que é. Estou falando do endomarketing, conhece? Endomarketing nada mais é do que marketing pra dentro, ou seja, o marketing voltado pro que chamamos de cliente interno, ou nossos queridos colaboradores. Parece estranho, mas sua importância na verdade é a coisa mais fácil de entender e se justificar. Vamos pensar no nosso setor moveleiro hoje. Fala-se em responsabilidade social, e muitas empresas participam de projetos que ajudam comunidades carentes, escolas e crianças. Isso é divulgado, falado, mas quando chega um cliente para comprar um móvel e resolve visitar a fábrica, encontra um funcionário com cara emburrada, triste, e falando mal da empresa já que não tem um plano de saúde decente, ou em alguns casos, seu salário é insatisfatório, suas horas extras não são pagas nunca... Enfim, você como cliente acreditará na responsabilidade social da empresa, se nem com os colaboradores ela se preocupa? Se nem a pessoa mais próxima de todo o processo acredita e confia na empresa, você cliente vai confiar?

Vamos ao comércio, onde o atendimento ao cliente é anunciado em várias propagandas e peças publicitárias. Quando o cliente entra na loja, muitas vezes nem consegue ser atendido. As vendedoras não se movem do lugar. Você vai até a loja e vê que é “propaganda enganosa” a excelência em atendimento prometida. Mas como exigir de um colaborador excelência em atendimento, sem dar a ele condições de ficar motivado? E quando falo em condições, nem sempre elas custam caro. Em muitos casos, um gerente que elogie mais, que demonstre preocupação com os problemas dos colaboradores, que os trate com o respeito devido já melhora a imagem que esse colaborador faz da empresa. Pedir a uma vendedora para atender bem um cliente, quando essa é tratada aos gritos, é sim pedir muito! Pedir que se sinta feliz em trabalhar em uma empresa que nunca vê os esforços dos colaboradores, e querer que esse colaborador “vista a camisa” não funciona. É mais ou menos como no futebol mesmo. A gente torce, se uniformiza, sai nas ruas. Quando o time perde, a gente veste a camisa assim mesmo, a gente briga, fala que é o melhor time do mundo apesar das dificuldades. No entanto, se a gente percebe que o time não ta fazendo nada para nossa felicidade como torcedor, a gente até continua gostando do time, mas vestir camisa e contar pra todo mundo que aquele é o time de coração, são “outros quinhentos”.

Então, pense bem. O que você está fazendo para que seu colaborador fale bem da sua empresa? Lembre-se, ele vai vestir a camisa mesmo quando a empresa estiver em dificuldades, se for tratado com respeito, transparência, e com a importância que é merecida, já que um móvel não se faz sozinho, e nem se vende sozinho. Pensem nisso!

Aline Guiducci

Especialista em Marketing e Gestão de Pessoas.

Publicado no Jornal Folha do Povo de Ubá