Mesário Voluntário
No período precedente às eleições, recebo ansiosa a Carta Convocatória, que me traz o comunicado acerca do treinamento, o qual leio com extrema satisfação: “Informamos que V. Sª foi selecionada por este Juízo, com base no Código Eleitoral e na Resolução TSE nº 23.218/2010, para atuar, nas eleições gerais 2010, como Presidente de Mesa Receptora...”
Há algumas eleições contribuo para os trabalhos da Justiça Eleitoral. No início, trabalhei com as cédulas de papel, pois a automação do processo só veio depois. Devo dizer que essa experiência é muito gratificante e, diante do que representa para o país esse evento, participar ativamente dele, faz-me sentir orgulhosa.
Para a realização das atribuições dos convocados é realizado treinamento para o repasse das orientações, desde as informações mais simples até o processo de entrega dos dados à junta eleitoral; é feita, também, simulação do processo eleitoral, fazendo uso da urna eletrônica. Aos presidentes de cada seção é entregue o material a ser utilizado no dia da eleição.
Nas Eleições 2008 foi apresentado o Programa Mesário Voluntário, cujo objetivo é incentivar o trabalho voluntário nas eleições. Foi distribuído o formulário de Pesquisa de Satisfação dos Mesários, onde podíamos manifestar nosso interesse em continuar ou não como mesários na eleição de 2010. E, claro, o meu “x” foi para o “sim”.
Presidir uma seção eleitoral exige muita responsabilidade. Mas, no geral, os trabalhos transcorrem tranquilamente e, se acontecem situações desconfortáveis, há uma equipe de apoio que presta assistência aos que, assim como eu, dedicam o seu domingo para o exercício da cidadania. Aos mesários, como recompensa pelos serviços prestados, é garantido o direito de dispensa do serviço (público ou privado) pelo dobro dos dias em que servem à Justiça Eleitoral.
Considerando que é de fundamental importância a ajuda dos mesários para o processo de votação, seja, você também, um voluntário nas próximas eleições. E, assim como eu, sinta-se feliz em poder dizer: sou mesária, estou a serviço da democracia!
Publicado no Jornal "O Povo", em 25/08/10.