PRAZO DE VALIDADE
A média de vida do brasileiro, até pouco tempo, era sessenta anos. Com o avanço da medicina e a melhoria da qualidade de vida, esse "prazo de validade" ficou mais dilatado e já encontramos com certa facilidade, pessoas longevas. Como num passe de mágica, o nosso país deixou de ser de jovens e passou a ser predominantemente de maduros e velhos. Copacabana já é considerada um paraíso de idosos, conforme a gente vê nos noticiários e já tivemos oportunidade de presenciar quando lá estivemos.
Independente do que se noticia e do que se estabelece como tempo de vida, o PRAZO DE VALIDADE incomoda. Sessenta anos, a despeito das melhorias de vida e dos avanços da medicina, incomoda. Mamãe, do alto dos seus 82 anos, sempre nos diz que "está esperando a morte chegar". Respondo-lhe que criança também morre, mas parece que pouco adianta a retórica diante do que se constrói interiormente no processo de estruturação conceitual.
Há um trecho de poesia de Gil Vicente - poeta português que diz: "A vida é um ai que mal soa"... Qualquer um pode fazer esse exercício. Basta fechar os olhos e dizer pra si mesmo se você viveu a idade que você tem! Certamente que ninguém acreditará, por exemplo, que já se passaram 40 anos da sua vida. Mas passaram, pois as marcas do tempo não nos deixam mentir. Fica na cara, literalmente, que o tempo passa pra todos e não nos deixa pra depois. As cirurgias plásticas dão uma melhorada, mas não enganam o tempo nem renovam o prazo de validade. Ouvimos dizer que Tônia Carreiro estava cansada de tanto fazer plástica. É possível que sim, pois chega um momento em que todos têm que viver bem com a vida na forma que ela se apresenta. Talvez seja mais benéfico para melhorar o nosso PRAZO DE VALIDADE no sentido de qualidade, a prática de exercícios, a prática do bem, a vivência do amor e da caridade, manter-se ligado aos bons amigos, às boas noites de sono; abolir o uso do fumo e o álcool e evitar certos lazeres que mais nos causam transtornos do que prazer. Mas se for o caso de se permitir aos excessos, FAZÊ-LOS SEM CULPA. Afinal, um bom vinho cercado de bons amigos por todos os lados, nos torna ilhas de amor por excelência.
O PRAZO DE VALIDADE de cada um está mais dentro do que fora dele. Neste sentido, defendemos a lógica da qualidade, em detrimento da quantidade. Com qualidade de vida, qualquer prazo de validade vale a pena, considerando que desta vida ninguém ficará pra semente. Portanto, é salutar que vivamos com intensidade todos os momentos. Mamãe tem oitenta e dois anos e diz que espera a morte chegar. Dentro dela, a vida foi ontem. Dentro de nós ela tem que ser hoje, para que ontem se perca no amanhã que só a Deus pertence.