A força do sindicalismo participativo...

A força do sindicalismo participativo...

Todos sabem que a união faz a força, todos sabem que os movimentos sociais só se fazem ouvir, quando trazem um grande numero de pessoas engajadas em suas fileiras, mas em se tratando de movimentos sindicais isso ainda está longe de ser entendido.

Estamos vivendo em tempos de super valorização dos salários, estamos vivenciando tempos em que o emprego é tratado como tema principal em todas as entidades de classes, até mesmo profissionais pouco valorizados em outros tempos, por conta de um crescimento visível do nosso país, está hoje com sua valorização em alta.

Basta nos atermos ao índice de aumento que foi conquistado pelos trabalhadores da construção civil em nossa cidade, para percebermos que é necessário que os empregados estejam cada vez mais unidos em torno de um objetivo comum, formando um sindicalismo participativo, item fundamental na vida de qualquer trabalhador.

O que quero aqui salientar é que muitos trabalhadores se afastam do seu sindicato, ficando a mercê da classe patronal, não entendem que o sindicalismo é um meio de conquistas, que os sindicatos existem justamente para que haja o fortalecimento da classe trabalhadora, para o tratamento diferenciado de seus negociadores na hora da renovação de uma Convenção Coletiva de Trabalho.

Cada trabalhador deveria sim se tornar sócio de seu sindicato, participar de suas reivindicações, das suas assembléias, terem a possibilidade de atuar como agente de renovação da classe sindical, podendo votar e ser votado nas eleições sindicais, fortalecendo assim sua classe, usufruindo dos benefícios que isso pode lhe trazer, pois é para isso que existem os sindicatos.

Isso inclusive afastaria do meio sindical as pessoas que querem apenas se beneficiar de cargos oferecidos, dos descontos feitos nos holerites de seus associados, sem nada oferecer em troca, sabemos que como em todas as classes existem os bons e os ruins, mas para que haja essa distinção é essencial a participação dos trabalhadores na vida do seu sindicato.

Que cada trabalhador procure sua entidade sindical, conheça a sua convenção coletiva, aprenda que não é pedindo a sua desfiliação que vai conseguir algum tipo de benefício junto à sua empresa, pelo contrario, quanto mais fraca uma entidade sindical, mais difíceis as conquistas, mais complicadas as negociações, menos representativa junto à sociedade essa classe estará.

É necessário que cada um tenha o discernimento para transformar os descontos em suas folhas de pagamento em benefícios muito maiores, em conquistas cada vez mais abrangentes, pois só com a união de todos os trabalhadores de uma classe é possível estabelecer novas metas, buscar novas conquistas, melhoras as condições de vida dos trabalhadores de uma forma geral e isso sem sombra de dúvida passa por um sindicalismo forte, participativo e atuante.

Adilson R. Peppes.

Adilson R Peppes
Enviado por Adilson R Peppes em 10/08/2010
Reeditado em 22/02/2018
Código do texto: T2429599
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.