HOJE: UM ANO DE RECANTO
HOJE, dia 07 de agosto de 2010, faz um ano que tive meu registro neste RECANTO. Descobri esta “janela” maravilhosa “fuçando” na internet – coisas de quem, por não dominar completamente essa rede maravilhosa, fica instigando, instigando e encontra. Há quem encontre coisas boas e ruins. No caso, fui agraciado e tenho a impressão de que “papai do céu” me ajudou, pois tenho utilizado este espaço para escrever coisas do bem, do amor, do perdão, da dor, da espiritualidade, da cidadania, dos direitos sociais e contra qualquer forma de preconceito.
Neste primeiro ano, há motivos de sobra para comemoração: 1 – Aproximadamente 9.550 (nove mil e quinhentas) pessoas acessaram minha página; 2 – 203 textos nos mais diversos estilos e formas foram publicados, a saber: a) 58 poesias que estou preparando em livro; b) 57 artigos; d) 22 prosas poéticas; c) 25 Cônicas 25; d) 09 textos de Humor; d) 08 Frases; e) 04 Cartas; f) 03 Mensagens; f) 02 orações; g) 02 Resenhas; h) 01 Pensamento; i) 01 Conto; j) 08 Ensaios.
Recebemos 101 comentários de pessoas fora do nosso circulo de amizade particular. Isto é o melhor prêmio: críticas positivas mais que negativas. Mesmo aquelas não condizentes com as regras básicas de convivência humana, calcadas na educação, valeram. Estas se perderam no rol da grande maioria DE PESSOAS que deixaram depoimentos isentos, consistentes, lindos. Listá-los seria redundante porque elas sabem quem são. Uma, inclusive, foi quem me lembrou que eu estava completando um ano neste RECANTO DAS LETRAS.
Desse aniversário TEMOS uma compreensão simples: vale a pena comemorar! Uma comemoração pouco convencional – sem bolos, nem bebidas, nem mesa posta com convidados ao redor. Uma FESTA INTERIOR em que nos colocamos lado a lado com nosso EGO, SUPEREGO E ID. Então a gente brinda o encontro das letras que, juntas, se transformam em sentimentos. Elas, ao contrário de muitas pessoas, mesmo diferentes, só tem significado se estiverem juntas.
A grande festa de quem “trabalha” com palavras é construir todo dia novas emoções e fazer delas um motivo a mais de ser feliz. Isto nos leva, de certa maneira, ao sentimento de que estamos contribuindo com a paz do mundo quando exteriorizamos que nascemos para o amo.. A festa do escritor é saber-se lido. Não é saber-se unanimidade nos seus escritos, pois “toda unanimidade é burra”. Também não é medir-se pelos retornos que recebe via e-mail, carta, ou comentário no próprio texto, como aqui no RECANTO. Vale ressaltar que muitos que nos lêem não sentem necessidade de dar retorno, mas interagem conosco na medida em que se identificam ou não com nossas idéias. Esta forma é utilizada na Sociologia quando conceitua Interação Social. Ou seja, a reação não precisa ser exposta na mesma lógica do estímulo, mas através da modificação interior que provocou no receptor da mensagem.
Avaliamos que um dos pontos positivos do que escrevemos é a sempre preocupação em levar mensagem positiva, crítica, responsável, sem querer ser o “dono da verdade”. O campeão de acessos nossa página é o artigo “GAY ANÃO, NEGRO E TRAVESTI”, com 1558 entradas que relata a problemática homossexual com todos os preconceitos naturais e extraordinários, tais como ser negro, anão, travesti, ator de filme pornô. É um texto que foca a realidade de um pernambucano que, segundo informações, encontra-se na Espanha, fazendo filme pornô, após sua saga de preconceito no Brasil; o vice-campeão é o artigo “DALVAVA DE OLIVEIRA – A ESTRELA VOLTA” – minissérie da rede Globo que resgatou para as novas gerações a vida dessa grande cantora que, passionalmente, regou toda sua existência. Na terceira posição figura “GAROTA DE PROGRAMA E BOY” onde fazemos inserções acerca do mundo dos profissionais do sexo numa versão moderna; onde identificamos meninas e meninos de família, às vezes universitários, que se prostituem nas grandes cidades, sem o estereótipo das antigas “prostitutas” do baixo meretrício. Eles vivem naturalmente e, tudo fazem para que suas vidas paralelas não sejam “descobertas”. Por dinheiro fazem tudo e acreditam, quando saem com pessoas do mesmo sexo, que não são homossexuais (sonha Alice!). “DIA DA MULHER É TODO DIA” foi muito acessado, ficando na quarta posição. Talvez represente a coragem que as mulheres brasileiras estão tendo para denunciar a violência contra elas. Porém, temos a convicção de que isto vai além, por conta da consciência social e política que elas têm desenvolvido no resgate da cidadania plena. A espiritualidade teve seu lugar de destaque: “A LEI DO RETORNO – 01” foi quinto assunto mais lido e comentado, levando-nos a escrever “A LEI DO RETORNO – 02”. Nesses textos tivemos a oportunidade de socializar alguns conhecimentos acerca da doutrina espírita que a tantas pessoas tem despertado conhecer. Relendo Kardec e nos orientando por ele, procuramos tratar a LEI DO RETORNO, bem como a leitura dos “SINAIS” de forma imparcial. O espiritismo não busca convencer ninguém. O filme de Chico Xavier foi sucesso absoluto de público, principalmente por conta disto. O mundo inteiro tem se preocupado com essa comunicação espiritual e isto tem configurado o espiritismo como fonte de conforto e resignação diante da vida. Outro aspecto positivo dessa doutrina é a sua retidão de princípios onde o católico, evangélico, macumbeiro, borboletas azuis, edirmacedistas, etc., não precisam deixar de sê-los. Dito diferente, não há concorrência, pois o espiritismo não é religião, mas DOUTRINA.
Para complementar esse “banquete” comemorativo, exteriorizamos predileção por alguns títulos postados neste RECANTO: “AMOR NÃO TEM LÓGICA”, “EU SEI QUE VOU TE AMAR”, “A LEI DO RETORNO”, “A LEI DAS PALMADAS” e “A VIDA NÃO SERÁ AMANHÔ. Certamente que os pais, como dizem, não tem predileção por um filho em detrimento de outro. Mas acho isto meio piegas, pois na medida em que os filhos são diferentes a escala de afeto se estabelece.
RESTA-NOS agradecer a todos. Resta-nos torcer por mais um ano de luz, felicidade e paz. “TIM TIM” a todos.