A Irracionalidade Humana
Desde o surgimento do homem, sabe-se que ele vem passando constantemente por um processo natural de desenvolvimento: físico, psicológico e principalmente mental. Todavia, as suas atitudes perante o seu próprio semelhante e a natureza vêm desafiando o processo natural e demostrando a sua capacidade de novamente se torna um ser irracional.
Evidências são muitas, o homem é o único ser vivo do mundo capaz de destruir seu próprio habitat derrubando matas, devastando os ambientes naturais, lançando na atmosfera toneladas e mais toneladas de lixo e gases, que um dia poderá levar a extinção da própria raça humana, o homem esqueçeu os laços existentes entre ele e a natureza,não compreende que, a destruição da natureza, é a sua própria destruição.
Atrelado ao seu poder de destruição, a competitividade e a disputa capitalista, pelo “quem tem mais” e pela sede insasiável de poder e bens materias, acaba o tornado uma máquina violenta e agressiva, lhe transformando em um ser sem princípios e valores.
No entanto, o ápice da irracionalidade humana é comprovado quando ele passa a extinguir o seu próprio semelhante, assasinando, sequestrando, declarando guerras ; Quanto mais vidas e quanto mais sofrimento o homem será capaz de gerar para voltar a sua sã consciência? Ou será que são os loucos, assim burlados pela sociedade, que são normais? Loucos ou normais, uma coisa entre eles há em comum, todos são homens nos quais são dotados de inteligência suficiente para saber que, nenhum outro animal, com a sua “irracionalidade”, são capazes de levar a sua própria raça tanto sofrimento e maldade.
Costumeiramente chamamos de homo sapiens sapiens todo a raça humana na qual é capaz de raciocinar, porém acredito , que poucos podem receber essa atribuição. Racional é o ser capaz de respeitar, compreender e amar seu povo, sua raça e seu hábitat natural.