UMA GERAÇÃO QUE AMA OS FILHOS
UMA GERAÇÃO QUE AMA OS SEUS FILHOS
“Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos”. (Salmo 145.4).
Fala-se muito em conflitos de gerações. As desavenças, os choques de pais e filhos. A Bíblia vai de encontro a essa idéia, a esse estilo de vida.
As Sagradas escrituras velam pelos relacionamentos das gerações. Uma geração tem a responsabilidade de transmitir a outra a fé no Deus criador, provedor e soberano. “Uma geração anunciará os feitos do Deus todo poderoso a geração seguinte”. Daqui nasce a responsabilidade do testemunho dos pais aos filhos. Quando o povo hebreu saiu do Egito, o Senhor deu o mandamento para celebrar a páscoa. Houve logo quem perguntasse: “qual o objetivo dessa celebração no deserto?; há trabalho mais importante”. A resposta: é para a memória. Quando os filhos de Israel perguntar, respondão: “O Senhor libertou o seu povo do jugo dos egípcios”.
“Pergunte às gerações anteriores e veja o que os seus pais aprenderam, pois nós nascemos ontem e não sabemos nada. Nossos dias na terra não passam de uma sombra. Acaso eles não instruirão não lhe falarão? Não proferirão palavras vindas do entendimento?” (Jó 8.8). Esse é o pensamento de Deus para os pais. O pai e a mãe são os responsáveis pela formação espiritual dos seus filhos. Os filhos nascem com a memória em branco; não sabendo discernir entre o bem e o mal, direita e esquerda. Cabe aos pais ensinar a criança o caminho que deve andar. Lembrando que o ensino bíblico, não é composto de conteúdo e habilidades intelectuais; mas de conteúdo moral. Tudo que os pais fazem é assimilado e imitado pelos filhos. Os filhos só fazem o que viu os pais fazerem. Que responsabilidade recai sobre os pais? “Discipular” os filhos; construir ou destruir a próxima geração.