VIRGEM ANTES, DURANTE E DEPOIS DO PARTO
 
Deus é eterno e tudo o que faz, o faz com um propósito eterno, isto é, o faz para a eternidade visando à salvação de todos os seus filhos. É certo afirmar que todo o conhecimento da parte de Deus para nós é revelação, visto que, o Senhor tira o véu do nosso entendimento para que compreendamos os seus desígnios de amor a nosso respeito. É como escreveu são Paulo: “Ó abismo de riqueza, de sabedoria e de ciência em Deus! Quão impenetráveis são os seus juízos e inexploráveis os seus caminhos! Quem pode compreender o pensamento do Senhor? Quem jamais foi o seu conselheiro? Quem lhe deu primeiro, para que lhe seja retribuído? Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele a glória por toda a eternidade! Amém. (Rm 11,33-36). Porém, não podemos esquecer que “o Senhor Javé nada faz sem revelar seu segredo aos profetas, seus servos. Porque “o leão ruge, quem não temerá? O Senhor Javé fala: quem não profetizará? (Amós 3,7-8). Logo, quando tratamos da virgindade de nossa Senhora, o fazemos baseados na revelação que o Senhor faz por meio do profeta Isaías: “Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco”. (Is 7,14).
 
Virgem antes do parto
 
O primeiro testemunho da virgindade de nossa Senhora antes do parto no Novo Testamento está no relato de São Lucas quando da encarnação do Verbo: “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria”. (Lc 1,26-27). O segundo é da própria Virgem depois do anuncio do Anjo de que ela seria Mãe do Filho de Deus: “Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem?” (Lc 1,34). Aqui vemos perfeitamente a Divina Providência em ação.
 
Virgem durante o parto
 
“Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus”. (Lc 1,35). Ora, o fato de conceber um filho sem a incursão de homem algum, só isso já diz do verdadeiro milagre que envolve e revela a integridade física-moral da Virgem Mãe de Deus em todos os sentidos. Quando o Anjo Gabriel à saudou disse do quanto esse misterioso desígnio de amor do Senhor, lhe é peculiar e único; pois, assim disse o Anjo: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. (Lc 1,28). Logo, entendemos que quem concebeu pela via da graça virginalmente, também virginalmente pela via da graça fez “nascer” Àquele que é o Senhor da vida.
 
Virgem após o parto
 
Caríssimos, quem tem o prazer de conceber e dar à luz ao Eterno, ao Eterno pertence unicamente, pois, ao fazer a afirmação: “Como se fará isso, pois não conheço homem?” (Lc 1,34 ), a Virgem Santíssima, pela iluminação do Espírito Santo, carregava consigo o propósito da castidade perpétua, mesmo desposada pelo justo José, pois, ser justo significa se ajustar aos Propósitos do Senhor como resposta à Sua Vontade revelada no mais íntimo da alma. Quem vive neste mundo a Vontade de Deus, nada mais deseja fora de Sua Vontade, ou seja, nada faz fora do Plano da Salvação ou ainda, tudo o que faz é cumprimento do Plano da Salvação. Portanto, em Maria, Deus fez cumprir-se todo o seu Plano de Amor ao fazer dela Seu Templo Vivo e Eterno, Casto e Santo, de Beleza Inigualável.
 
"Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. E por todos quantos a vós não recorrem de modo especial pelos inimigos da Santa Igreja e por aqueles que a vós estão recomendados."
 
Paz e Bem!
 
Frei Fernando,OFMConv.