Orkut vende mais?

Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos coração sábio. (Sl 90:12)

San Diego é um dos lugares mais aprazíveis dos Estados Unidos. Cidade gostosa tipo Curitiba e de povo prestativo, educado e simpático. Eles gostam tanto de brasileiro que você não imagina. Posso contar uma experiência?

Para atender a um conclave de uma empresa de Software chamada Informix, precisamos passar um tempo lá e veja o que aconteceu:

Aluguel de Carro

Agência enorme com vários terminais de computadores. Ao ouvirem que éramos do Brasil, a empresa toda parou só para conversar conosco, fazendo questão de citar os locais do nosso lindo país, referindo-se até mesmo a nomes de políticos. Brasileiro é amado nesse lugar.

Comida

Você sabe, o americano pela manhã gosta de fazer o uso padronizado do binômio “ob”, ovos com bacon. Para acompanhar a descontração da cidade, arriscamos brincar quando uma agradável senhora veio nos atender perguntando: qual é a comida boa que podemos lhes oferecer?

Perguntamos:

Você tem ovos?

Resposta: sim

Perguntamos: de que?

Resposta: de galinha.

Bem, é melhor do que ovo de dinossauro. Depois de toda a lanchonete estar às gargalhadas, souberam de nossa origem brasileira, estávamos nos sentindo em casa. Como nem tudo é perfeito, só faltou aquela musica: ...olha que coisa mais linda, tão cheia de graça...

Posto de Gasolina

Como o posto de gasolina não tem frentista, nem caixa, colocamos o dinheiro na máquina, que prontamente o engoliu, não dando o troco e nem sendo possível o abastecimento. Falamos com um cliente e este sem medir esforço nos conduziu até a gerência que nos restituiu prontamente, esmerando-se em atenção e escusas. Só alegria!

Para encurtar, desfrutamos do fantástico atendimento das lojas, do belo sorriso dos taxistas indianos que compõem a beleza da cidade e na hora de deixar o hotel, a moça nos olha e diz: não é possível, vocês estão indo embora de San Diego?

É uma gente 10!

Mas é do Orkut que devo falar. - desculpe, tenho mania de preâmbulo. Nunca consegui ler um livro sem primeiro saborear a orelha, o índice, o prefácio... – Bem pertinho de San Diego, encontra-se Palo Alto, local onde foi registrado o copyright do Orkut.

Para que serve o Orkut?

As pessoas estão usando para formar na Internet, uma rede de relacionamento, juntando-se a grupos, comunidades e disponibilizando informações particulares e profissionais com fotos e lista de amizades.

Hoje eu estava pensando em outras vantagens que o Orkut pode proporcionar. Quer saber?

1 - Consulta

Encontre aquela amiga que não está no ICQ, no Google, ou na lista telefônica.

Descubra se aquele amigo da faculdade já casou.

Ache uma pessoa desaparecida.

Saiba se seu parente está vivo.

Descubra o que as pessoas pensam - pois muita gente prefere se comunicar via escrita – e

veja como é possível entendê-las e nutrir amor pelas mesmas.

2 - Empresa

Evidentemente não se pode forçar, mas uma idéia seria a empresa para ter um “networking”

mais envolvente propor aos funcionários que se cadastrassem em um grupo, dando-se a

conhecer, contribuindo bastante com um coleguismo capaz de atingir a culminância com a

tão necessária amizade.

3 - Cliente

O cliente que, a meu ver quase sempre tem razão, especialmente quando compra, precisa

ser tratado com atenção especial, comprando mais através do Orkut. Já, já falamos disso.

Como funciona o Orkut?

Ao digitar www.orkut.com surge uma mensagem informando da necessidade de você ser indicado por alguém para só então fazer parte da rede. É preciso ter um conhecido que lhe mande um “e-mail” para a partir daí, ser viável a inscrição. As pessoas estão tão desejosas de pertencer a este sitio, que já existe quem venda o convite.

Você deve estar pensando: estou sendo enrolado. Onde é que esse treco vai vender mais? É? Preste atenção por favor:

Vasta literatura sobre motivação, marketing, negócios e vendas, são unânimes em declarar que quando as pessoas são ajudadas elas tentam retribuir. Quer maneira melhor de retribuir do que comprar?

Veja se você concorda com essa idéia: sua empresa manda fazer um cartaz informando:

“Cadastre-se no ORKUT aqui”.

Todos os clientes cadastrados em sua loja recebem a indicação para fazerem parte do ORKUT. A única condição é ser cliente e colocar em suas informações que foi indicado pela sua firma, informando seu “site”.

Você ganha publicidade grátis, aumenta sua quantidade de clientes e atualiza o “mailing”.

Os números indicam que estamos quase vencendo os americanos em número de assinantes do Orkut. Acho que você pode contribuir para sermos o número um, é só inscrever seu cliente.

Seu faturamento aumentou. Só lazer! Pegue a família, vá para San Diego, coloque a foto no Orkut e me responda:

Orkut vende mais?

Gilberto Landim
Enviado por Gilberto Landim em 11/09/2006
Código do texto: T237388