O ABORTO


O maior destruidor da Paz no mundo hoje é o aborto. “Ninguém tem o direito de tirar a Vida: nem a mãe, o pai, o médico, a conferência ou o governo.”
                       Madre Teresa de Calcutá



Resolvi escrever sobre aborto, depois de ler alguns comentários no texto sobre EUTANÁSIA e alguns leitores confundiram Eutanásia e Aborto. Aqui vão tentar juntos chegar a um denominador comum.


O aborto é a interrupção da gravidez pela morte do feto ou embrião, junto com seus anexos ovulares. Pode ser espontâneo ou provocado. O feto expulso com menos de meio quilograma ou vinte semanas de gestação é considerado abortado.


O aborto espontâneo também pode ser chamado de aborto involuntário. Existe um cálculo que 25% das gestações terminam em aborto espontâneo, sendo que ¾ ocorrem nos três primeiros meses de gravidez. A causa principal do aborto espontâneo no primeiro trimestre são distúrbios de origem genética. Em cerca de70% dos casos os embriões são portadores de anomalias cromossômicas incompatíveis com a vida. Nos abortos depois do segundo trimestre é devido a causas externas tais como mal formação uterina, fibroma infecção do embrião e outros.


O aborto provocado é a interrupção deliberada da gravidez, pela extração do feto da cavidade uterina. Em função do período gestacional em que é realizado, emprega-se uma das quatro intervenções abaixo:

   
    (A) Sucção ou aspiração.

    (b) Dilatação e curetagem.
    (c) Dilatação e expulsão.
    (d) Injeção de soluções salinas.


No Brasil principalmente na cidade do Rio de Janeiro, apesar de ser proibido o medicamento Citotec, pode ser encontrado em vendedores ambulantes no centro do Rio. Este medicamento em geral é contrabandeado do Paraguai. É um medicamento muito usado para o aborto medicamentoso.

No Brasil só será permitido o aborto voluntário, quando necessário, para salvar a vida da gestante ou quando a gravidez for resultante de estupro. Fora destes casos, fica sujeito à pena de detenção ou reclusão e é tipificado como crime contra a vida pelo Código Penal prevendo detenção de 1 a 10 anos, de acordo com a situação.

Em julho de 2004 no Processo da ação de descumprimento de preceito fundamental de Nº 54/2004, o Ministro Marco Aurélio de Mello, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar autorizando a interrupção da gravidez nos casos de anencefalia. Todavia esta decisão foi revogada em 20 de outubro do mesmo ano pelo plenário do Tribunal. Não tendo solução até a presente data. Em geral os Juízes de 1ª Instancia concedem liminar permitindo o aborto de anencéfalos, pois não existe decisão superior.


A TRADIÇÃO DA IGREJA

Segundo James Rachels em seu Livro Elementos de Filosofia Moral: "Mesmo havendo uma base tão pequena para justificar, a postura contemporânea da igreja é fortemente contrária ao aborto. Quem frequenta habitualmente a igreja pode ouvir clérigos, padres e bispos denunciarem o aborto nos termos mais contundentes. Não admira, pois, que muitas pessoas sintam que o seu compromisso religioso as obriga a opor-se ao aborto".


Vale à pena notar, que a igreja nem sempre teve esta posição de fato. A idéia de que o feto é um ser humano “desde o momento da concepção” é uma idéia relativamente nova até mesmo na igreja católica. S Tomás de Aquino, defendia que um embrião não tem alma até várias semanas depois do início da gravidez. S.Tomás de Aquino aceitava o ponto de vista de Aristóteles, de que a alma é a forma substancial do ser humano. Isto quer dizer que não podemos ter uma alma sem um corpo reconhecidamente humano.

O ponto de vista de S.Tomás sobre o assunto foi oficialmente aceito pela igreja no Concilio de Viena, em 1312 e até hoje nunca foi oficialmente repudiado.


Se o embrião tem uma forma humana desde o momento da concepção, segue-se daí, segundo a filosofia de Aristóteles e S.Tomás, que pode ter uma alma humana desde o momento da concepção. A igreja tirou esta conclusão e abraçou o ponto de vista conservador do aborto.


Os países em que o aborto é legalizado são: África do Sul
Albânia,Alemanha,Armênia,Áustria,Azerbaijão,Belarus,
Bélgica,Bósnia,Bulgária,Camboja,Bulgária,Camboja,
Canadá,Cazaquistão,China,Coréia,Croácia,Cuba,
Dinamarca,Eslovênia,Estônia,EUA,França,Geórgia,
Grécia,Guiana,GuianaFrancesa,Hungria,Itália,Laos,
Letônia,Lituânia,Luxemburgo,Macedônia,Moldávia,
Mongália,Montenegro,Nepal,Noruega,PortoRico,
Portugal,Quirguistão,RepúblicaTcheca,Romênia,Rússia
,Sérvia,Suécia,Suíça,Tadjiquistão,Tunísia,Turcomenistão
,Turquia,Ucrânia,Uzbequistão,Vietnã.

 
Face às enormes divergências entre grupos que são contra e a favor do aborto ficamos com uma frase da Senadora Marina da Silva:

"Acho que deveria haver um plebiscito para tratar esse tema. Não se pode impor nenhuma posição”

 

Não faço apologia  do aborto apresento fatos para serem pensados e para que se reflita  , pois  o mesmo vem sendo  abordado até na novela das  20,00 que  começa às 21,00
 
 
                           
                           
Ruy Silva Barbosa
Enviado por Ruy Silva Barbosa em 12/07/2010
Reeditado em 12/07/2010
Código do texto: T2372478
Classificação de conteúdo: seguro