Turismo sim! Porque não?

“A indústria do turismo é indiscutivelmente a maior geradora de empregos, pois mesmo com o avanço do mundo globalizado e da tecnologia avançada, ainda assim ela necessita de mão de obra humana.”

O Turismo é sem dúvida hoje um dos maiores percursores da renda per’capita do país. Uma tendência que caminha lentamente mas com grandes chances de ser um dos principais ícones. Quando nos dirigimos a importância do turismo estamos nos referindo ao nosso povo e nossa história sócio-cultural em sua totalidade composta pela riqueza e sabedoria de cada cidadão, que agrega em sua raiz geológica hábitos em seu cotidiano que contribuem para a evolução da história de cada região. É na diferença das etnias e a mistura da mesma que é formado o povo brasileiro, uma raça ímpar, onde em um só país encontramos peculiaridades que somam a beleza e fascínio de sua gente e geografia.

A terra que esta classificada entre as 3 melhores em produtividade em todo o mundo comparada as terras da Ucrânia e ao Teneci, parecia ser mesmo a terra prometida. Tão desejada, que em sua terra vermelha (que na dicção portuguesa soava como rossa adaptada para a curriptela indigena passando a ser conhecida até os dias como roxa) rasgou ao som do ‘piuiiiii...piuiiii’ o trilho que seria a trilha do progresso. E nas margens do Quilometro 125, edificou-se a Estação da Estrada de Ferro que seria a principal responsável pelo nascimento do município de Cornélio Procópio. Passando a ser cúmplice no crescimento daquela que acabava de nascer, mas que em com tão pouco tempo contribuiu para a expansão da riqueza de nosso país. A terra que tem o nome de seu primeiro dono Cel. Cornélio Procópio, e que nem chegou a conhece-la, já teve no decorrer de tão poucos anos de vida títulos ilustres como: ‘Pérola do Norte’; ‘Maior Produtor de Café do Mundo – Capital Mundial do Café’; ‘Capital do Asfalto’ e até mesmo chamada por muitos da época nos tempos áureos como ‘Capital da Esperança’. Sempre a frente, construiu uma das primeiras vilas habitacionais do país, a Vila Popular.

Hoje margeado pelo rio Congonhas o importante município de Cornélio Procópio/PR, esta protegido pela pirâmide das três colinas sagradas, onde em uma ponta edificada esta o Santuário, na outra a Catedral Cristo Rei e no centro o belvedere Cristo Rei, imponente obra de arte e também a maior estátua Sacra de bronze da América Latina, que abençoa e acolhe a todos em seus longos braços; acompanhando lá do alto o progresso que sempre esteve e está fomentando o mercado internacional e nacional, representada no passado pela cultivo do café, hoje por significantes industrias. A terra que já recebeu a presença do Príncipe de Gales, um dos maiores acionistas da Companhia de Terras Norte do Paraná e da Estrada de ferro São Paulo/Paraná, e que despertou o interesse do Ciccillio Matarazzo, um dos maiores investidores do país, recebidos pelo alegre povo procopense que preserva sua receptividade e esta habituado a fazer parte de grandes icones na história sugiro que abram sua

corte a turistas de todo o planeta, para que tenham a oportunidade de serem agraciados com a cultura daqueles que revolucionou os tempos e sua gente, “os pé vermeio”.

Este artigo foi feito após estudar o potêncial da cidade de Cornélio Procópio/PR (ano de 2004)

Claudia Oliveira
Enviado por Claudia Oliveira em 29/06/2010
Código do texto: T2349040