Por que , no Brasil, índios se alimentam de carne de seres humanos?Antropofagia ???

Não pude conter o riso e disse a eles que , não era nada disso.

Expliquei como pude , pois o meu inglês tem muito sotaque (e, não é lá essas coisas ) que não era, bem , como pensavam.

ANTROPOFAGIA: A pergunta, acima, me fora feita por 2 estudantes da Polinésia Francesa, nesta minha mais recente viagem .

A questão da antropofagia marca uma característica invulgar no contexto da cultura brasilíndia. Os índios não devoram os seus semelhantes nem no almoço e nem no jantar. Rs. Não havia essa prática . A prática de se alimentar de carne humana . Os índios tinham motivos , quando , por vez ou outra , ingeriam esse "alimento".

Entre eles, os índios, a antropofagia tinha um caráter ritualístico. Fazia parte, sim, dos cultos religiosos e das tradições de algumas tribos. Variava de tribo para tribo . De grupo para grupo.

As tribos tupís se hostilizavam, mutuamente, praticando a vingança quando ocorria uma morte. Para "compensar" essa morte , eles capturavam homens para ocuparem o lugar dos que haviam morrido. Os presos, ou seja, os capturados eram integrados na vida da tribo. Tão integrados que havia o convívio com a viúva, até serem mortos e comidos ritualmente alguns meses depois. Acreditavam que , devorando-se um parente, este permaneceria no corpo dos seus. Uma vez que as características femininas eram indesejáveis, apenas os homens eram devorados. Acreditava-se na aquisição das características do morto . *** Perguntei a eles se tinham assistido ao filme : "O Silêncio dos Inocentes". Olharam-me com um olhar de interrogação . E eu a eles. Rsrsrs.

P.S - Eu não estava na Polinésia Francesa. Eles é que estavam na Romênia, onde eu e meu marido nos encontrávamos.

Kalena , se despedindo do outono.Jun.2010

ANTROPOFAGIA:s.f. Estado , condição ou ato de antropófago ,

canibalismo, androfagia.

kalena
Enviado por kalena em 19/06/2010
Reeditado em 20/06/2010
Código do texto: T2329707
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.