Deus X Religião
Não tenho dúvida de que acreditar na existência de um “ser superior” acalente boa parte da humanidade. Mas, a “religião” traz realmente algum benefício?
Será que de fato precisamos de um líder, pastor, padre ou seja lá o que for para “traduzir” os desejos desse ser superior e reprimir os nossos?
No mundo inteiro, fanáticos, que se dizem “portadores das vontades divinas”, se matam e matam inocentes, segregam e/ou punem homossexuais, cobrem e subjugam suas mulheres, tudo em nome de Deus.
Há ainda os “homens de Deus” que seduzem crianças e jovens para saciar seus oprimidos desejos sexuais, e outros tantos “religiosos” que se julgam superiores aos demais por frequentarem uma igreja, mas que fazem barbaridades às barbas de seu Deus.
Pessoalmente, acredito que para crer na existência de um ser superior basta olhar as flores do campo, ouvir o canto dos pássaros, observar os pequenos milagres que se apresentam diante de nossos olhos no dia-a-dia. Mas, independentemente disso, creio também que seríamos seres humanos melhores se ao invés de nos subjugarmos a esses lideres religiosos, que se autodenominam “enviados de Deus”, simplesmente respeitássemos uns aos outros como numa imensa fraternidade. ‘Sem céu, sem inferno, sem religião, nem nada pelo que matar ou morrer’, imagino que o mundo seria muito melhor, como dizia John Lenon.