Enfrentamento de desafios
Enfrentamento de desafios
Muitos anos atrás, eu era da FAB - Força Aérea Brasileira e tinha que deslocar com um grupo de companheiros militares de Brasília a Uberaba, numa missão de segurança, para recepcionar o então Presidente da República, que ia àquela cidade pela exposição agropecuária. Inicialmente, embarcamos num modelo búfalo da FAB, levando juntos até jeeps e motos, mas poucos minutos antes da decolagem, tivemos que desembarcar porque não havia a bordo paraquedas disponíveis para todos, o que viria contrariar as normas existentes.
Para mim, o maior desafio, no entanto, seria se durante o voo, de uma hora para outra, surgisse a necessidade de uso do equipamento em decorrência de uma eventual pane na aeronave, uma vez que só tínhamos recebido algumas instruções elementares, pouco antes da decolagem sobre o seu uso e o preparo adequado para o salto. Depois de certo frio no estômago, finalmente, viajamos noutra aeronave, enquanto que os jeeps e as motos seguiram no mesmo avião, com indisponibilidade de paraquedas para todo o grupo.
Sorte dos tripulantes, a aeronave se comportou em ótimas condições técnicas, do início até o fim do voo.
A lição que tiro de tudo isso, é que, tudo que propomos a fazer, depende efetivamente de exercício e de capacitação adequada, juntando-se a tudo isso, uma boa dose de vontade, coragem, conscientização, aplicação e amor. Com esses atributos os resultados geralmente serão exitosos. Os resultados desfavoráveis, se houver, acontecem mais em decorrência de outras intercorrências, que fogem do nosso controle, também passíveis de acontecer, no enfrentamento de grandes desafios.
Desde cedo, a aviação despertou em mim um grande fascínio. Não obstante, um dos grandes desafios que sempre tive dificuldades de superar foi o medo dos céus e das alturas, mesmo tendo atuado na aviação militar e civil, durante quase vinte anos, sabendo bem que, os desafios são grandes contribuições para o crescimento.