ABL encerra Seminário de Jornalismo e Literatura com palestra francesa.
O Seminário de Jornalismo e Literatura realizado pela Academia Brasileira de Letras, encerrou-se em 29 de outubro com a apresentação do Acadêmico Francês Pierre-Jean Rémy, que proferiu importante palestra abordando o tema citado.
Rémy foi recebido pelo Embaixador Alberto da Costa e Silva, Presidente da ABL, que lhe deu boas vindas, fazendo também uma ligeira retrospectiva de sua vida profissional e literária, enaltecendo os valores culturais do confrade francês.
Durante vinte e cinco minutos, com tradução simultânea, Pierre-Jean ofereceu aos presentes informações e subsídios de como funcionam o jornalismo e a literatura em seu país. Segundo aquele Acadêmico, sempre foi escritor, chegando à conclusão de que não se considera um jornalista. Definiu jornalismo como sendo uma profissão que tem o dever de informar de imediato e a literatura uma opção daqueles que lêem quando disponham de tempo e por isso a classifica como uma atividade do espírito, mas no cômputo geral, ambas se completam.Após sua palestra, recebeu o diploma de participação das mãos do Embaixador Corrêa da Costa.
Antecedendo ao encerramento dos trabalhos, foi prestada homenagem a Sra. Lili de Carvalho, viúva do Jornalista Roberto Marinho, em decorrência do apoio que sempre dispensou aquele Acadêmico.Quando recebeu o seu diploma, entregue pelo Literário e Secretário da ABL Ivan Junqueira, a homenageada agradecendo enfatizou ser o seu marido o real merecedor daquela honraria.
Ao dar por encerrado o seminário, o Presidente Alberto da Costa e Silva declarou-se feliz pelo sucesso alcançado na realização do evento, o que ficou confirmado pelo grande número de participantes.