O LEGADO DE S.FRANCISCO DE ASSIS

"Ninguém é suficientemente perfeito, que não possa aprender com o outro e, ninguém é totalmente destituído de valores, que não possa ensinar algo ao seu irmão".   

                           São Francisco de Assis

Francisco de Assis é hoje amado e venerado em todo o mundo cristão. O que ele nos deixou, capaz de apaixonar a tantos seguidores sejam nossos filhos ou nossos pais?

Ele nos mostrou que todas as pessoas são capazes de mudar o mundo, provocando transformações  profundas em nosso ser. Mostrou a todos, que somos capazes de sentir o Amor e de Amar aos amigos e inimigos, curar e pregar a paz.

Francisco de Assis nasceu em uma família abastada no ano de 1181/1182 e teve uma juventude recheada de movimentos de alegria e diversão. Francisco era muito bem vindo entre os jovens de seu tempo. Ele era bastante divertido, gostava de noitadas, financiava banquetes com os amigos, interpretava serenatas às portas das jovens da cidade, corria pelas ruas de Assis animado pelo vinho dos banquetes e das festas. Na realidade era um transtorno para os habitantes de Assis, pois perturbava o sono de todos com seu grupo principalmente depois das festas.


As moças deixavam-se contagiar por sua alegria. Aos domingos na Igreja de S .Rufino, os olhares se cruzavam e todos conheciam o jovem Francisco Bernardone, ele tinha repugnância pelos leprosos, evitando cruzar com eles pelos caminhos e aos pobres só dava uma pequena esmola.

Em 1198 acontece um conflito em Assis, entre a nobreza e os comerciantes. Os nobres refugiaram-se em Perusa uma pequena cidade perto de Assis, onde S. Francisco ficou preso por um ano.

Ao voltar para Assis, S.Francisco doente, começa a fazer sua conversão gradual. Passa a dar esmolas e chega a oferecer suas roupas aos pobres. Começa a ter visões e passa a desprezar as coisas vulgares e o dinheiro. Até que ele encontra com um leproso lhe dá um beijo e esmola. Este acontecimento marcou tanto a vida dele, que entre os muitos fatos ocorridos em sua vida, este foi o que primeiro entrou em seu testamento. Disse ele: "...pois o que antes era amargo se converteu em doçura da alma e do corpo”.

Envergonhado da vida que Francisco havia adotado, seu pai queixou-se ao Bispo de Assis da bondade do filho e diante do Bispo, pediu que lhe fosse devolvido o dinheiro gasto com os pobres. A resposta de Assis foi à renúncia à vultosa herança a que tinha direito e despindo suas vestes disse:
“...doravante não direi mais pai Bernadone, mas Pai nosso que estás no céu...”

A partir desse momento passa a viver na pobreza e inicia a ORDEM FRANCISCANA. Cresce o número de companheiros, ele cria uma regra muito breve e singela, que o Papa Inocêncio III aprovou em 1210 e as diretrizes principais eram: pobreza e humildade. Surge assim a FRATERNIDADE DOS IRMÃOS MENORES, a Primeira Ordem.


A Ordem Franciscana cresceu com o passar dos anos chegando a ter 5.000 frades em 1221. Em 1223 foi escrita uma nova regra por S.Francisco, que foi aprovada pelo Papa Honório e vigora até hoje.


S.Francisco morreu nu ouvindo o Evangelho de S.João, onde é narrado a Páscoa do Senhor, aquele que recebeu os primeiros companheiros após ouvir o Evangelho do envio dos apóstolos. Foi sepultado no dia 4 de outubro de 1226, um domingo na Igreja de S. Jorge , na cidade de Assis.


Vamos terminar com uma frase de S Francisco de Assis:

 Senhor, fazei que eu procure mais consolar do que ser consolado, compreender do que ser compreendido, amar do que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para a vida eterna”
.                              








               




       ACROSTICO ENVIADO PELA POETA ANGELICA GOUVEIA

 egistrar o que serve de exemplo
 m gesto de se fazer útil
 isto para que possamos seguir

 soube mostrar uma conversão
I   nteira e que se fez doação
L  agrando tudo para servir o irmão
 encer todo orgulho e buscar humildade
A  ssim é o caminho para santidade

 endito os pobres de coração
 queles que não se apegam a
 iqueza, mas faz a dela motivo
 astante para o serviço
 nde ajuda no que for preciso
S  em que isto o faça ficar mais pobre
A 
GRADEÇO DE CORAÇÃO POETA ANGELICA     GOUVEIA

















 

Ruy Silva Barbosa
Enviado por Ruy Silva Barbosa em 13/05/2010
Reeditado em 19/05/2010
Código do texto: T2253968
Classificação de conteúdo: seguro