CIDADE DOS MENINOS

É verdadeiramente grandiosa sob todos os aspectos, o físico, o material, o espiritual, o social (principalmente o social), a obra da “Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo”, concebida pelo Sr. Jairo Azevedo, vicentino, empresário, homem de bem e preocupado com a causa do menor carente.

Localizada em Ribeirão das Neves, a cerca de trinta quilômetros da capital mineira, a “Cidade dos Meninos” está sendo construída em área de 510.000 m2, abrangendo a Fazenda-Escola, cem casas-lar, igreja, restaurante-escola, escolas de primeiro e segundo graus, ginásio de esportes, piscina, campo de futebol, refeitório, padaria, lavanderia, centro de saúde, cine-auditório e diversos galpões de oficinas para os cursos profissionalizantes.

No final do projeto, entre meninos internos, mães-sociais, professores, coordenadores, instrutores e funcionários administrativos, estarão envolvidos no trabalho umas 2.300 pessoas. E a nossa luta, hoje, é a de selecionar pessoas capazes de se identificar e de se sensibilizar com a causa e de nos ajudar a tocar o empreendimento.

O menor carente é cadastrado a partir de outubro, selecionado através de testes e entrevistas com psicóloga, assistente social, coordenadores e, finalmente, matriculado na escola e nos cursos profissionalizantes oferecidos pela entidade. Além do ensino básico, temos cursos de torneiro-mecânico, bobinador, técnico em refrigeração, eletricidade industrial, marceneiro, mecânico de automóvel, capoteiro, cabeleireiro, manicure, costura industrial, pintor predial, pedreiro, bombeiro hidráulico, eletricista, serralheiro, soldador, cartazista, silk-screen, padeiro e confeiteiro, técnico em avicultura, bovinocultura e suinocultura, tudo isso inteiramente de graça. É a capacitação de mão de obra especializada entre menores carentes, facilitando a sua inclusão futura no mercado de trabalho.

O menor, além da assistência dos coordenadores, do padre, dos professores, dos disciplinários e de todos os funcionários, em geral, tem a convivência diária com u’a mãe social que mora com ele numa casa espaçosa, juntamente com outros quinze menores da mesma faixa etária (são admitidos menores dos treze aos dezesseis anos), os seus “irmãos”.

O dia começa cedo na “Cidade dos Meninos”, logo às seis horas, com a alvorada. A seguir, o café da manhã no refeitório, aulas nas escolas (em dois turnos, manhã e tarde), almoço, oficinas profissionalizantes e após as dezesseis horas a prática de esportes nas quadras destinadas a tal finalidade. Quem estuda de manhã, faz oficina profissionalizante à tarde e vice-versa.

Depois do banho, jantar e dever de casa acompanhados pelas mães-sociais e, às vinte e uma horas, cama para todos que ninguém é de ferro.

Essa batida vai de segunda a sábado de manhã, quando, após a missa ouvem uma palestra feita pelo Sr. Jairo Azevedo, depois do que vão para o café, sendo em seguida todos liberados para o fim de semana com suas respectivas famílias. No domingo à noite eles se reapresentam às suas mães-sociais, que já os aguardam na portaria da “Cidade dos Meninos” e na segunda feira bem cedo recomeça a labuta.

O corpo de funcionários da “Cidade dos Meninos” é composto de um Coordenador Geral, um Administrador da Fazenda-Escola, um Gerente Administrativo, Orientador Espiritual (um padre), Coordenadores de Setor, Professores, Disciplinários, Instrutores, Encarregado de Conservação, de Serviços Gerais, de Cozinha, da Padaria, de Lavanderia, de Compras, Almoxarife, Motorista, Porteiros, Engenheiro de Obras, Vigias, Psicóloga, Dentista, Assistente Social, voluntários, além de vários auxiliares administrativos em geral. Todo esse pessoal é regido pela batuta do maestro Jairo Azevedo que, com o seu dinamismo e entusiasmo, o seu espírito empreendedor, coordena a luta pela obtenção de colaborações, doações e recursos necessários à execução da gigantesca obra.

No próximo mês de agosto (1998) deverá acontecer o já tradicional “Churrascão” que a “Cidade dos Meninos” promove, uma festança destinada a angariar fundos para as nossas obras, as quais, diga-se de passagem, já têm data marcada para serem inauguradas, ou seja, em 13 de dezembro de 1998! ...

Nessa data, então, a “Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo”, obra ligada ao Conselho Particular São José do Calafate da Sociedade São Vicente de Paulo, será oficialmente inaugurada, coroando os ideais e os sonhos do Sr. Jairo Azevedo e de todos os seus colaboradores engajados no grandioso projeto, dos mais graduados aos mais simples, mas todos, sem exceção, imbuídos de um espírito altruísta, de uma alma nobre, voltada para os mais pobres, os mais carentes, os mais necessitados.

Parabéns, Sr. Jairo e a todos nós que estamos ajudando a construir a “Cidade dos Meninos”, aqui em Ribeirão das Neves.

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 24/04/1998

Nota:- o autor foi “Gerente Administrativo” desse projeto, trabalhando por um ano e meio na “Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo”, em Ribeirão das Neves, participando e vivendo esse sonho grandioso.

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 11/05/2010
Reeditado em 07/04/2012
Código do texto: T2250750
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.