Como Queremos ser lembrados?
Como queremos ser lembrado?
Recentemente ouvir o depoimento do falecido professor Paulo Freire, durante uma entrevista o jornalista perguntou:"Paulo Freire, como você quer ser lembrado pelas pessoas": Ele humildemente respondeu com um sorriso no rosto: "Quero ser lembrado como alguém que amou profundamente o mundo, os animais, as árvores e a vida".
Quem conhece um pouco da história de Paulo Freire sabe: Foi um homem que amou muito, conquistou o respeito e admiração dos mais humildes, dos pobres, dos ricos , dos "analfabetos" (que ele ajudou alfabetizar), dos que se dizem "intelectuais", dos políticos, dos professores, alunos, especialistas em educação, mestres, doutores, enfim, seus ensinamentos, suas pesquisas, seu método, que alguns chamam de "Método Paulo Freire",(Que na verdade é uma teoria do conhecimento, que tem como objetivo a conscientização e libertação do ser humano), tem como eixo norteador,. a valorização do sujeito, do homem, da mulher e da criança, Freire coloca o sujeito com sendo o protagonista e o construtor da própria história e não em mero espectador no mundo, vitima do sistema capitalista que super valoriza o "ter" a "ser".
Em um de seus livros "Educação com pratica da liberdade" um depoimento de uma analfabeta do Recife nos chama a atenção, ao ser questionada sobre a importância da alfabetização na sua vida, respondeu com esperança: "Quero aprender a ler e a escrever para deixar de sombra dos outros". Ela não quer ser sombra dos outros!! talvez ela esteja tentando dizer que está cansada de viver presa, aflita, sem prestigio social, dependente de outros, cansada de ser maltratada, cansada de ser vitima, oprimida, vencida, varrida, deixada de lado, cansada da vida sem opções de crescimento, cansada de ver a vida sem perspectivas, por isso sonha com uma nova vida: Não sendo sombra dos outros, uma vida livre, leve, bem sucedida, independente, uma vida onde seja bem tratada pelos outros, uma viva onde seja, a protagonista de sua própria história, uma vida vitoriosa, uma vida cheia de pequenas coisas que enchem o coração de alegria e dão real sentido a existência humana.
Paulo Freire é lembrado por mim e por muitos que o conhecem, como alguém que durante sua existência: "Deu o melhor de si e procurou o melhor nos outros."
Freire procurou lutar a causa dos "oprimidos" dos "analfabetos"(Não sei quem são os analfabetos, pois existem muitos que sabendo ler a palavra, não aprenderam a ler o mundo, ler o que está nas entrelinhas, ler o que não esta escrito, ler e tentar entender e intervir os problemas sociais ou mesmo os problemas de nossa própria casa , parece que existe muita gente analfabeta da vida, que achando que sabe, e tendo o "poder do conhecimento" maltrata o outro, oprime e aprisiona seu proximo.
Freire amou muito!! Ajudou no processo de libertação de muitos!! Nos ajudou a entender que as pessoas são mais importantes que os programas, que aprendizado, conhecimento,não se controí somente na escola, se aprende "no" e "com" o mundo, "na" e "para" a vida, aprendemos ao nos relacionarmos com os outros em uma relação dialógica e horizontal, não vertical de cima para baixo.
Ao estudar seus livros, seus ensinamentos, seu "método," percebo que sua verdadeira intenção sempre foi: Valorizar o ser humano, como um ser pensante, ativo, participante dos problemas do mundo e o protagonista e construtor de sua própria historia, enfim, Paulo freire viveu e morreu defendendo a promoção da humanidade, seu exemplo de vida digna, sua história, seus ensinamentos, desperta em nós ( humanos) um profundo sentimento: Que o mundo não "é", está "sendo", e que é possilvel muda-lo, a começar por nós mesmos.
Esse é o legado deixado por Paulo Freire, e nós, Como queremos ser lembrados pelas pessoas? Que história estamos escrevendo? Quem estamos imitando? Quem estamos magoando? Quem estamos ajudando? Qual é nosso projeto de vida? Quando foi a ultima vez que demos uma boa gargalhada? Estamos tendo tempo para irmos ao parquinho brincar com nossos filhos, netos, sobrinhos pais? Portanto, em nossa agenda lotada de compromissos, temos tempo para aquelas pessoas que mais amamos? Estamos dando o melhor de nós e procurando o melhor nos outros?
Como queremos ser lembrados?
Wesley Alexandre da Silva