ACOSTUMAR NÃO...

Por Antônio Coquito

Acostumar é a condição percebida por Marina Colasanti no texto “Eu sei, mas não devia”. A autora afirma de diversas formas, a predisposição de aceitarmos a pressão da vida moderna e seus desdobramentos. Para Colasanti, “a gente se acostuma para poupar a vida, que aos poucos se gasta, e que, de tanto acostumar, se perde de si mesma”.

Concordando com a análise, a banda Pato Fu, na composição Vida Dieta, de John, reafirma nosso aniquilamento social ao nos adaptarmos a tudo. O compositor chama de hábito. “A gente se acostuma com tudo. O tudo a gente habitua”, destaca na canção.

Vista de pontos de vistas diferentes, um na música e outro na literatura, ambos apontam para um lugar em comum, ou seja, a indiferença tem contaminado nosso cotidiano. Para John “acostumou sem querer” . Já Colasanti “a gente se acostuma a coisas demais”. Nosso cuidado deve ser para que a vida saia dos “trilhos” e perca seu colorido. E, ficando nublada, ficarmos inertes diante dela.

Antônio Coquito
Enviado por Antônio Coquito em 01/05/2010
Código do texto: T2231449
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.