O Caminho do Guerreiro
“ Os Guerreiros têm apenas uma coisa em mente: sua liberdade.
Morrer e ser comido pela águia, não é um desafio.
Por outro lado, enganar a águia e ser livre, é a suprema audácia.”
(Carlos Castañeda)
Algumas considerações sobre o caminho do guerreiro pacífico.
Na frase acima, a “águia” significa o “destino”; e morrer não significa exatamente perder o corpo físico, mas sim, abandonar seus sonhos e se render à vontade do mundo; continuar ‘adormecido’ fazendo o que os outros querem, e não o que você realmente deseja fazer. É uma morte em vida, pois a verdadeira tristeza não é morrer, e sim, não aproveitar a oportunidade de viver.
O Guerreiro da paz trava uma batalha consigo mesmo. Ele busca abandonar seus velhos hábitos, pois sabe que esses hábitos podem levá-lo à ‘morte’. Ele luta para se manter desperto e não cair na ilusão do mundo. Ele luta para não se tornar um homem comum – isso seria a morte para o guerreiro.
O Guerreiro está sempre alerta, sempre presente no “aqui e agora”, enquanto que o homem comum não consegue de fato “enxergar” o que está acontecendo no exato momento; pois ele está sempre preocupado com o futuro ou se lamentando pelo passado.
O Caminho do Guerreiro é extremamente difícil, pois é uma luta constante contra seu próprio ego, contra a auto-piedade. E ele luta até o último momento de sua vida. Ele luta para que esta vida realmente valha a pena!
O Guerreiro pode ser tido como “louco” pelos demais, pois não segue as convenções impostas pela sociedade. Ele não aceita fazer parte da massa porque não é um homem comum – ele é um guerreiro!
A ação é a espada do guerreiro, e sua arma é o desapego, pois não tendo nada a perder, também não tem nada a temer; e assim, não há nada que possa impedi-lo de agir.
Um homem assim é um guerreiro “da paz”, pois em sua luta não há violência. É uma luta interna contra si mesmo, contra os velhos hábitos, contra os desejos materiais, e contra seus próprios medos. E só um homem de muita coragem pode escolher seguir o caminho do guerreiro.
* Este é um resumo do que venho estudando através do Xamanismo. Aqueles que lerem e tenham conhecimento do assunto, se perceberem algum erro nas minhas colocações, por favor postem para que eu possa atualizar o texto. Obrigada.