Os de Temperamento Bilioso (ou Melancólico)

Os de Temperamento Bilioso (ou Melancólico)

Melancólico é o que sofre de um estado de tristeza.

Além disso, em Psiquiatria, Melancolia é doença mental caracterizada por um estado de depressão em grau variável, uma sensação de incapacidade e de perda de interesse pela vida.

Já o outro termo bílis, que deu origem à denominação do temperamento Bilioso, tem no sentido figurativo o significado de: mau humor, hipocondria e irritabilidade.

Nosso entendimento é que seria interessante, a leitura de “Personalidade, Temperamento, Caráter”, texto elaborado com o objetivo de fazer as diferenças conceituais entre esses termos.

Temperamento é um aspecto inato, biológico da personalidade. É a tendência do humor do indivíduo, que caracteriza sua reação e sensibilidade em relação aos fatos da vida.

Dos diversos sistemas voltados para o temperamento os que se destacam mais são: o humoral que liga o estado do organismo com os humores que nele circulam; e o constitucional que relaciona as diferentes características físicas às psicológicas. Então, vamos descrever o temperamento Melancólico ou Bilioso, incluindo, também, o que o caracteriza fisicamente.

O de Temperamento Bilioso, ou Melancólico, é um tipo onde predomina o elemento terra, o esqueleto, e a retenção de sais minerais que provocam o endurecimento dos membros.

Tipo magro alto, arqueado para frente e ossudo. Andar com a cabeça baixa, mãos escondidas nos bolsos ou para trás, arrastando os pés apontados para dentro, expressando egoísmo. Olhar caído e triste.

A mão é a mais envelhecida dos quatro temperamentos. É mais comprida do que larga, com linhas irregulares e o pentágono inscrito é irregular e alongado. É dura, pesada e ossuda. Os ossos são visíveis por baixo da pele bem seca, principalmente nas articulações.

Geralmente os dedos são deformados e as unhas muito duras, arrancam grampos e a usam até como chave de fenda.

Bilioso ou Melancólico é o temperamento característico de pessoas com muita energia, pouca excitação, tristes, sonhadoras, idealistas, perfeccionistas, muito inteligentes e que têm como grande qualidade à profundidade.

Mergulham fundo em cada questão que analisam. São persistentes com o que analisam, mas não são muito excitáveis. São seletivos com os assuntos.

A pessoa com esse temperamento dá muita importância para tudo que envolva sua vida.

Descobre em tudo uma razão para a ansiedade e em qualquer coisa ou situação nota a dificuldade antes de tudo. Ávidos por resolver e saber de tudo.

Pessimista, ansioso e, quando o interesse são prazos, usa a expressão: "por favor, isto é para o¬ntem ".

É o mais inteligente dos temperamentos, extremamente criativos e imaginativos e com habilidade notável em tudo que faz.

Percebem com facilidade, sensíveis e guardam ressentimentos, remoendo por muito tempo sentimentos e mágoas. Não sabem lidar com as dores e se magoam quando algo não atende suas expectativas. Sofrem internamente quando afligidos por frustrações e problemas e, por isso, têm tendências a complicações no fígado.

Manifestam sua raiva de forma evidente, mas na maioria das situações acabam relevando, pois prepondera seu lado misericordioso.

São regidos pelo Elemento Terra, portanto gostam de estar bem com o "pé no chão" em tudo que fazem. Não gostam de correr riscos.

Para o sorriso e comunicação têm muita dificuldade. Sempre mal humorados sofrem calados e com forte tendência a ser pirracento. Além disso, extremamente críticos, acabam tornando-se antipáticos.

Não são muito de fazer promessas, sempre têm respostas objetivas e, em alguns casos, é franco até demais. Agem sempre com cautela e desconfiança.

Tendem a ser mais tristes podendo chegar a depressivos. Seu grande problema é que se tornam facilmente pesados e tristes. A vida pode tornar-se um grande fardo.

Não se abrem com pessoas, têm poucos amigos, mas são muito leais a esses poucos que conseguiram fazer com dificuldades.

Precisam adquirir a alegria e a leveza, que lhes faltam, qualidades básicas do temperamento oposto, sanguíneo.

Steiner diz que os Melancólicos são lentamente conduzidos da escuridão até a luz, ou seja, evoluem, pelo desenvolvimento do nobre sentimento da misericórdia. Na medida em que se dedicam a outras pessoas com sofrimentos maiores, doentes, pobres, sofredores de qualquer natureza, começam a sair de sua profunda melancolia.

De forma sintética as características dos de temperamento Bilioso são: abatido, anti-social, ansioso, calado, caridoso, cismado, complexado, confuso, criativo, crítico, dedicado, desconsolado, egoísta, esteta, habilidoso, hipocondríaco, idealista, imaginativos, inflexível, inseguro, inteligente, introvertido, leal, mal-humorado, masoquista, melancólico, minucioso, pensativo, perceptivo, perfeccionista, pessimista, profundo, reservado, ressentido, sensível, sofrido, sombrio, sonhador, teórico e triste.

Fontes:

Quatro Gigantes da Alma - Emilio Mra y López;

juarezfurtado.com;

clássico.sinte.com.br;

blig.ig.com.br;

centroreichiano.com.br; e

psiquiatriageral.com.br.

Bilioso (Melancólico)

Alto, para frente arqueado,

magro e de triste olhar.

Mãos de quem “pega no pesado”

e de cabeça baixa, seu andar.

“Isto é para ontem”,

expressa sua ansiedade.

Mentiras, não lhe contem,

pois analisa com habilidade.

Do tipo “pé no chão”,

correr risco, só se obrigado.

Vai à luz da sua escuridão,

em ritmo lento e pesado.

Guarda com zelo ressentimento.

Muita energia, pouca excitação.

Bilioso, seu temperamento

e a caridade, sua missão.

Bilioso, seu temperamento

e a caridade, sua missão.

J Coelho
Enviado por J Coelho em 25/04/2010
Código do texto: T2219555
Classificação de conteúdo: seguro