MEIA HORA FAZ A DIFERENÇA
Sinto-me honrada em servir ao Judiciário Federal,
especificamente à Justiça do Trabalho do meu Estado,
onde exerço o cargo de Analista Judiciário
na Diretoria de Serviços Recursos e Distribuição.
Lembro-me de que não foi fácil o ingresso.
Freqüentei cursinhos e usei o método do gravador, além da determinação, persistência, força de vontade e muita disciplina, tão importantes para o sucesso na consecução de quaisquer objetivos.
Na solidão das madrugadas frias, tinha sempre as aulas por companhia,
através de minúsculos fones de ouvido.
Como a repetição faz o mestre, eu estava sempre a aprender,
embora essa aprendizagem seja um processo contínuo.
Aprendemos em qualquer quadrante da vida.
Somos sempre acrescidos pelas trocas, pelas lições,
tão necessárias à execução de um trabalho novo.
Assim vai se sedimentando o arsenal do nosso conhecimento.
Daí a capacidade para a feitura das mais diversificadas tarefas.
Na Diretoria de Serviço Recursos e Distribuição, a despeito de outros, temos o Projeto do Servidor Multiqualificado. Talvez seja ele o carro chefe da Diretoria. Para tal, os servidores se revezam em todos os setores e núcleos. Além disso, semanalmente é-nos dado, com antecedência, um tema do qual somos sabatinados numa pequena reunião que acontece às sextas-feiras.
É o chamado encontro do “BATATA QUENTE”.
E tem batata mesmo! Na hora aprazada, surge altiva e imponente uma batata majestosa, que atrevida se esgueira em olhadelas aos servidores sentados à mesa. No centro, um envelope contendo perguntas e ocorrências simuladas, com circunstâncias engraçadas, capciosas, chamam-nos a atenção.
Já nos reciclamos sobre o sistema push de auto-atendimento, peticionamento eletrônico (web-mail, fac-símile), protocolo postal, drive thru, procedimento de carga ao advogado, vapt vupt e teleTRT. Outros virão para formar a nossa bagagem.
Ao som de uma musiquinha inocente, amena e envergonhada, a altiva batata sai faceira, rebolante, dançarina, de mão em mão, porém com disciplina. A música pára! Ai, meu Deus! O Colega entre o susto e um sorriso maroto, ainda acaricia entre os dedos a batata, agora sua. Pena que está crua! A pergunta salta do envelope, altaneira, dona de todas as verdades.
Com galhardia ou sofreguidão o colega deve respondê-la.
E a batata só escuta, não ajuda!
_ Posso recorrer aos universitários? _ pergunta o colega.
_ Pode, sim, interfere o maior servidor da Diretoria. Maior em tamanho (tem quase 2metros) e em autoridade. Ele é o Diretor. É um homem grande e um grande homem!
E, após o auxílio solidário, a batata torna a correr. Danadinha... alcança a todos. E as perguntas se mostram diversificadas, como diversificado é o nosso trabalho aqui.
Um encontro agradável, um trabalho quase brincadeira!
Mas o resultado é excelente! Aprendemos todos ao mesmo tempo! Dirimem-se as dúvidas, uniformizam-se as informações, atualiza-se a legislação e a maneira do fazer estipulado no famoso PGC (Provimento Geral Consolidado).
_ Assim, estamos a crescer, diz a batata ensimesmada!
_ É isso aí!
Completa o Diretor satisfeito, explicando a finalidade do seu intento.
_ Em primeiro lugar, um relax para abastecer o físico e a mente, num pequeno intervalo. Depois, o conhecimento ideal que nos levará ao desempenho aperfeiçoado do trabalho, com a implementação do Servidor Multiqualificado, proporcionando uma prestação jurisdicional de qualidade, célere e competente. E a nós, serventuários, o sentimento do dever cumprido, a satisfação do aprender, do bem servir, e melhor relacionamento entre os colegas, que desempenharão sua missão num só espírito-de-corpo, com respeito, amizade e qualidade de vida.
E meia hora faz diferença, finaliza o Diretor.
Genaura Tormin é Analista Judiciário,
lotada na Diretoria de Serviço de Recursos e Distribuição
do TRT/GO