MEIA HORA FAZ A DIFERENÇA

Sinto-me honrada em servir ao Judiciário Federal,

especificamente à Justiça do Trabalho do meu Estado,

onde exerço o cargo de Analista Judiciário

na Diretoria de Serviços Recursos e Distribuição.

Lembro-me de que não foi fácil o ingresso.

Freqüentei cursinhos e usei o método do gravador, além da determinação, persistência, força de vontade e muita disciplina, tão importantes para o sucesso na consecução de quaisquer objetivos.

Na solidão das madrugadas frias, tinha sempre as aulas por companhia,

através de minúsculos fones de ouvido.

Como a repetição faz o mestre, eu estava sempre a aprender,

embora essa aprendizagem seja um processo contínuo.

Aprendemos em qualquer quadrante da vida.

Somos sempre acrescidos pelas trocas, pelas lições,

tão necessárias à execução de um trabalho novo.

Assim vai se sedimentando o arsenal do nosso conhecimento.

Daí a capacidade para a feitura das mais diversificadas tarefas.

Na Diretoria de Serviço Recursos e Distribuição, a despeito de outros, temos o Projeto do Servidor Multiqualificado. Talvez seja ele o carro chefe da Diretoria. Para tal, os servidores se revezam em todos os setores e núcleos. Além disso, semanalmente é-nos dado, com antecedência, um tema do qual somos sabatinados numa pequena reunião que acontece às sextas-feiras.

É o chamado encontro do “BATATA QUENTE”.

E tem batata mesmo! Na hora aprazada, surge altiva e imponente uma batata majestosa, que atrevida se esgueira em olhadelas aos servidores sentados à mesa. No centro, um envelope contendo perguntas e ocorrências simuladas, com circunstâncias engraçadas, capciosas, chamam-nos a atenção.

Já nos reciclamos sobre o sistema push de auto-atendimento, peticionamento eletrônico (web-mail, fac-símile), protocolo postal, drive thru, procedimento de carga ao advogado, vapt vupt e teleTRT. Outros virão para formar a nossa bagagem.

Ao som de uma musiquinha inocente, amena e envergonhada, a altiva batata sai faceira, rebolante, dançarina, de mão em mão, porém com disciplina. A música pára! Ai, meu Deus! O Colega entre o susto e um sorriso maroto, ainda acaricia entre os dedos a batata, agora sua. Pena que está crua! A pergunta salta do envelope, altaneira, dona de todas as verdades.

Com galhardia ou sofreguidão o colega deve respondê-la.

E a batata só escuta, não ajuda!

_ Posso recorrer aos universitários? _ pergunta o colega.

_ Pode, sim, interfere o maior servidor da Diretoria. Maior em tamanho (tem quase 2metros) e em autoridade. Ele é o Diretor. É um homem grande e um grande homem!

E, após o auxílio solidário, a batata torna a correr. Danadinha... alcança a todos. E as perguntas se mostram diversificadas, como diversificado é o nosso trabalho aqui.

Um encontro agradável, um trabalho quase brincadeira!

Mas o resultado é excelente! Aprendemos todos ao mesmo tempo! Dirimem-se as dúvidas, uniformizam-se as informações, atualiza-se a legislação e a maneira do fazer estipulado no famoso PGC (Provimento Geral Consolidado).

_ Assim, estamos a crescer, diz a batata ensimesmada!

_ É isso aí!

Completa o Diretor satisfeito, explicando a finalidade do seu intento.

_ Em primeiro lugar, um relax para abastecer o físico e a mente, num pequeno intervalo. Depois, o conhecimento ideal que nos levará ao desempenho aperfeiçoado do trabalho, com a implementação do Servidor Multiqualificado, proporcionando uma prestação jurisdicional de qualidade, célere e competente. E a nós, serventuários, o sentimento do dever cumprido, a satisfação do aprender, do bem servir, e melhor relacionamento entre os colegas, que desempenharão sua missão num só espírito-de-corpo, com respeito, amizade e qualidade de vida.

E meia hora faz diferença, finaliza o Diretor.

Genaura Tormin é Analista Judiciário,

lotada na Diretoria de Serviço de Recursos e Distribuição

do TRT/GO

Genaura Tormin
Enviado por Genaura Tormin em 24/04/2010
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