A ÉTICA POR UM FIO

O que mais preocupa a todos é: “O que os outros pensarão sobre mim?”

Este tipo de pensamento leva qualquer pessoa a refletir sempre nas outras pessoas e quase nunca em si mesma. Essa maneira de pensar e agir reflete que a sociedade está dando mais valor ao julgamento alheio que ao próprio princípio que tenha em sua vida.

Percebemos claramente que muitas ações, motivações das pessoas, de forma geral, são tomadas em consonância com a popularidade. Vê-se que princípios essenciais na vida de qualquer pessoa como Ética, Honestidade, Compromisso, Honra são colocados em segundo plano diante das oportunidades que possam aparecer. Oportunidades estas que na sua grande maioria fazem que pessoas distintas, de bem se tornem oposto do que eram antes.

O jogo do poder, da tentativa de crescimento a qualquer custo, os princípios são meros detalhes que podem atrapalhar, e, com isso deixados de lado para se atingir o objetivo “maior” que é o poder, sucesso, fama entre outros.

Caro leitor, você deve estar se questionando: O que isso tem haver comigo?

Tudo. Pois todos nós sem exceção contribuímos de alguma forma para que esse tipo de situação aconteça. Todos nós agimos como juízes de outras pessoas e damos nossa sentença que contribui para essa sociedade ficar cada dia mais perdida em seus conceitos falidos.

Em todos os casos, que atendi na minha profissão e também como Teólogo, sempre se percebe o velho conceito: todos fazem, todos agem assim, então também tenho o direito de pensar e fazer o mesmo. Sem levar em consideração princípios que devem nortear nossa consciência e / ou nosso modo de agir.

O grande ativista dos Direitos Humanos e Sociólogo Betinho certa vez disse: “o Brasil tem fome de ética e passa fome em conseqüência da falta de ética na política”. Eu ouso ir além e dizer que não é só na política, mas em todos os setores da sociedade. Cada dia mais vemos pessoas dispostas a deixarem a ética, valores e princípios de lado em troca de qualquer migalha que cai ao caminho.

Está na hora de pessoas que não concordam com essa falta de Ética que o País inteiro, desde o seu maior comandante ao mais simples, se encontra agir para mudar esse quadro ou então não sobrará pedra sobre pedra. Chega de tantas mentiras e manipulações secretas; chega de tanta hipocrisia de todos os setores em querer apontar o erro dos outros quando na verdade o que falta é corrigir a si mesmo.

LUIS CLAUDIO DE ROCO – PSICANALISTA

Luis Roco
Enviado por Luis Roco em 19/04/2010
Reeditado em 17/11/2017
Código do texto: T2206497
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.