Ateus são felizes?

Ateus são felizes? Depende, nem todos os ateus são felizes, como também nem todos os teístas são felizes. Existem pessoas que acreditam profundamente em Deus, porém cometem atos que muitos julgam errado, como por exemplo, o desprezo pela religião alheia, a perseguição aos que não compartilham do seu ponto de vista religioso.

A história está repleta de atos horríveis cometidos por pessoas que professavam uma fé, isto continua ocorrendo hoje em dia, porém isto não muda o fato de que o ser humano sente necessidade de crer, pois a fé lhe dá conforto, é por este motivo que os ateus dificilmente são compreendidos. O ateísmo trás conforto? A resposta é não. Os ateus não tiram seu conforto de uma religião, mas de si mesmos.

Parece loucura dizer que podemos tirar o conforto de nós mesmos quando aparentamos ser tão frágeis, mas a verdade é que podemos ser o que quisermos, até fortes, pois a força está nos nossos pensamentos, a forma como pensamos e como nós nos vemos é o que controla nossas atitudes para o bem ou para o mal. Vamos alimentar a alegria ou a tristeza de acordo com as emoções geradas por nosso cérebro, trata-se de escolhas que sempre fazemos na vida, se vamos ficar apenas nos lamentando ou iremos buscar mudar a situação, a felicidade é questão de atitude.

Sabemos que no final iremos morrer como todos os que já se foram, este fato ainda não foi mudado pela ciência, e estamos longe de vencer a morte, porém vamos valorizar muito a vida como algo único, todas as pessoas sensatas amam viver e como seres sociáveis amam compartilhar a vida com quem amam. Já que a vida é algo único e amamos tanto ela devemos cuidar com atitudes saudáveis, buscando melhorá-la e preservá-la, o ateu mais do que ninguém sabe que a vida é uma só, algo que poderá nunca mais ocorrer, o que acontece depois da morte ninguém sabe, é muito provável que toda nossa consciência se acabe junto com o último suspiro e nunca mais desperte.

Devemos chorar amargurados com a finitude da vida? Ou devemos viver o máximo que pudermos?

As religiões oferecem muito apoio, mas também limitam. Os deuses querem ser adorados mais do que as nossas próprias vidas, muitos acreditam que a vida na terra não tem valor, que nosso verdadeiro tesouro está nos céus, tendo por recompensa a eternidade louvando a deus, acreditam que a finalidade de nossas vidas é adorar a deus. Eu não vejo felicidade em uma vida assim, é ilógico que um deus que é perfeito crie pessoas imperfeitas para que o adore, um deus perfeito jamais iria querer algo como a adoração humana, pois ele já teria tudo, deus não sentiria desejo de mais nada, pois já é o tudo, a adoração para deus seria irrelevante.

A Bíblia é tão humana e tão errada! Deus é perfeito, mas tem sentimentos humanos, como o ciúme, não é estranho um deus perfeito sentir ciúme de deuses que ele sabe que foram criados por mãos humanas? Qual a razão de Deus sentir ciúme de rivais que não existem?

Dt 4, 24 : “O SENHOR, teu Deus, é um fogo devorador; Ele é um Deus ciumento.»

Dt 5, 9 : Não te prostrarás diante delas e não as adorarás, porque Eu, o SENHOR, sou o teu Deus, um Deus ciumento, que castigo a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração dos que me ofendem.

Dt 6, 15 : Pois o SENHOR, teu Deus, que está no meio de ti é um Deus ciumento. Que não se inflame a ira do SENHOR contra ti e te extermine da face da terra.

Se fosse comprovada a existência de deus, e isto provavelmente nunca acontecerá, pois é algo muito além das possibilidades humanas, provavelmente este deus não seria o deus da Bíblia, provavelmente seria um ser impessoal, não há razões para supor que um deus perfeito teria atitudes tão humanas. Um deus ciumento e que ameaça. Os ateus são felizes por não se sentirem controlados por um ser assim.

Eder Vianna
Enviado por Eder Vianna em 18/04/2010
Código do texto: T2205195
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.